Cotidiano

Boas-vindas ao inverno

O inverno começa oficialmente às 7h07 desta quinta-feira (21) e encerra em 22 de setembro, com o equinócio da primavera. E é com mínimas de 13°C que a estação mais gelada do ano inicia. O dia também será seco e com umidade relativa do ar entre 50% e 90%, conforme o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

De sexta (22) até a segunda-feira (25), os termômetros não marcam menos de 13°C, com máximas de até 24°C. E será desta forma por pelo menos até a primeira semana de julho.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de chuvas abaixo da média para este inverno. A maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre, porém as temperaturas médias devem permanecer de normal a acima da normal climatológica em todo o Paraná.

Histórico

De acordo com o Simepar, no ano passado, a temperatura média da estação foi de 2,4°C em Cascavel. No entanto, uma série histórica do próprio Sistema Meteorológico do Paraná aponta temperaturas bem mais baixas desde que a rede de estações automáticas foi instalada no Estado, em 1997. O recorde foi em julho de 2000, quando o município registrou -2,9°C no mês de julho, na época perdendo apenas para Ponta Grossa, que marcou -4,1°C.