Cotidiano

BNDES vai financiar estudo sobre internet das coisas

63086041_RI Rio de Janeiro RJ 01-11-2016 Salvador é Aqui Interesses privados.jpgRIO – O BNDES vai financiar estudo sobre a chamada internet das coisas, com o objetivo de ajudar o governo na elaboração de um plano nacional de IoT (internet of things, expressão em inglês que significa internet das coisas). O plano vai prever ações para o período de 2017 a 2022, que visem ao desenvolvimento de tecnologias que usam a internet aplicadas ao dia a dia das pessoas e das empresas. Também serão tratados temas como segurança de dados, regulação, privacidade e capacitação de recursos humanos. O banco também deve anunciar medidas voltadas para micro, pequenas e médias empresas esta semana, além de uma agenda com ações para o primeiro semestre de 2017.

O estudo sobre IoT, que será feito em nove meses, é orçado em R$ 17,4 milhões, dos quais R$ 9,8 milhões serão fianciados pelo BNDES. O restante ficará a cargo do consórcio que vai fazê-lo, liderado pela McKinsey. O estudo é a primeira fase do convênio assinado nesta segunda-feira entre o BNDES e o Mnistério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além da McKinsey, participam do consórcio a Fundação CPqD e o escritório Pereira Neto/Macedo. Com base nele, serão dadas as diretrizes do novo plano nacional. Uma consulta pública para colher contribuições para a formulação do estudo e do plano foi aberta hoje.

Segundo a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, a ideia é aumentar a participação do banco no apoio de projetos que lidem com a internet das coisas:

? O BNDES tem o dever e o desafio de ajudar o governo na elaboração de planos, como o plano de Iot. O banco vem apoiando projetos nessa linha, como o uso de tratores com biocombustíveis ? disse.

Perguntada se o BNDES anunciaria alguma medida que vai integrar o pacote que o governo deve divulgar com ações para melhorar a economia, Maria Silvia disse que serão anunciadas medidas que estavam previstas:

? Não vamos anunciar pacote. Vamos anunciar o que estamos trabalhando cotidianamente, de forma organizada, além de um plano de ação para até o primeiro semestre do ano que vem. São linhas de financiamento ? disse Maria Silvia, sem dar detalhes.

MUDANÇAS NA OI

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que esteve no evento de assinatura do convênio disse que, entre os exemplos de uso da internet das coisas estão o controle da temperatura de mamadeiras e o acompanhamento de doenças como diabetes à distância. Kassab disse ainda ter conhecimento de que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciará mudanças nos próximos dias, para permitir a entrada de novos controladores na Oi:

? Está na fase final essa mudança. A Anatel determinou a participação de um representante nas reuniões do conselho (da Oi). Essa decisão da Anatel será nos próximos dias, autorizando as mudanças, mas mantendo dentro do conselho um observador indicado pela Anatel. Por conta das circunstâncias, a Anatel entendeu, e eu estou de acordo, que é necessária a presença de um observador.