Cotidiano

BNDES tem 20 consórcios habilitados a participar de licitações de saneamento

RIO – O BNDES publicou em seu site nesta segunda-feira a lista dos 20 consórcios habilitados a participar das licitações para elaboração dos estudos para os processos de desestatização de seis companhias de saneamento no país: Compesa, de Pernambuco; Cosanpa, do Pará; Caema, do Maranhão; Caesa, do Amapá; Deso, de Sergipe, e Casal, de Alagoas. Ao todo, 25 consórcios se inscreveram no processo de pré-qualificação, que foi encerrado pelo banco no último dia 23. Dos cinco que ficaram de fora, quatro não foram habilitados e um deles deu entrada ao processo fora do prazo estabelecido.

Todos eles poderão participar de licitações com foco em parcerias público privadas, concessões e subconcessões. Consórcios que não entraram nesse primeiro processo de pré-qualificação poderão se inscrever para futuros processos dentro do programa de concessões em saneamento do governo federal, capitaneado pelo banco.

Os consórcios habilitados foram Bain/Conen/Lacaz ? que já elabora o estudo referente ao processo de concessão da Caerd, companhia de saneamento de Rondônia, que fez contrato direto ?; APP Saneamento; AEE, CH2M/GO/AAA; Brasil Saneamento; Accenture/Engecorps/MP; Promon/Encibra/Madrona/Pezco; EY/Felsberg/Muzzi/Ema; KPMG/Sondotecnica/Dalpozzo; Saneamento Brasil; Seav; Serenco/Proserenco/PCE/DBA; Sanear Brasil; Universalizar Saneamento; Acqua; Fator/Concremat/VG&P; DMHF; JNS/Infra/Aidar; BNDES Saneamento (PwC/Loeser e Portela/EGIS) e Sanear.

Já os que não foram considerados pré-qualificados foram os consórcios Consórcio Brasil Saneado; Sener/Enejota/TFS; BNDES Saneamento (UFC/Geométrica/Proficenter/Souza, Araújo, Butzer, Zanchim), e Daemon/Rhein Shirato/Hight Tech. Enquanto o Baker Tilly/Ectas Saneamento/Santos Neto foi o que entregou a documentação fora do prazo.