Cotidiano

BNDES limitará distribuição de dividendos a 25% para empresas com crédito via TJLP

RIO – O BNDES vai restringir a distribuição de dividendos a 25% pelas companhias que tomarem financiamento junto ao banco via TJLP, como antecipou a colunista do GLOBO Míriam Leitão. A medida fará parte das novas políticas operacionais que a instituição anuncia em janeiro de 2017.

? Antes, não havia essa restrição. Esse recurso (emprestado pelo banco) tem de ir para o investimento ou acabará sendo transferido para o acionista. Se o empresário quiser pagar dividendos acima de 25%, ele vai mudar para um financiamento de mercado ou vai igualmente pagar o BNDES por isso ? afirmou Maria Silvia Bastos Marques, presidente do BNDES, em seminário realizado na Ebape/FGV, na tarde desta segunda-feira.

Ela afirmou que o banco divulga amanhã medidas para o segmento de micro, pequenas e médias empresas.

? Estamos buscando tornar mais fácil o processo de tomada de crédito para essas empresas, com ajuda no curto e médio prazos. Estamos buscando novos canais de distribuição para os nossos produtos chegarem com maior capilaridade às pequenas e médias empresas ? pontuou Maria Silvia.

Para fazer isso, o banco está estudando utilizar plataformas digitais e físicas de parceiros para facilitar a tomada de crédito pelos pequenos empresários.

? Estudamos um modelo em que grandes empresas, com rede de franqueados, poderão repassar financiamento tomado junto ao BNDES para seus fornecedores. Isso poderia baratear muito o crédito ? adiantou a executiva, lembrando sua experiência na Icatu, “uma seguradora que não tem rede própria de distribuição”.

As medidas para as micro, pequenas e grandes empresas somente deverão ser implementadas no fim do primeiro trimestre de 2017. Elas ainda passam por avaliações em áreas como tecnológica, jurídica e na formatação do modelo de negócio, explicou Maria Silvia.

EDITAIS DE SANEAMENTO SAEM EM JANEIRO

Na área de saneamento básico – eleita prioridade para investimentos na área de infraestrutura – os primeiros editais do processo de concessões nos estados devem sair já em janeiro.

? Por enquanto, estamos em fase de pré-qualificação. Os dois primeiros editais do programa de concessões em saneamento saem em janeiro, provavelmente para os primeiros estados que aderiram, Rondônia e Pará ? disse ela.

O Rio de Janeiro, que integra o grupo de primeiros a entrar no programa, por ora, decidiu seguir sozinho, seguindo um programa de concessão elaborado pelo Governo Estadual.