Cotidiano

BNDES fecha três escritórios no exterior

RIO – O BNDES está fechando três operações que mantém no exterior. As operações dos escritórios de representação instalados em Johanesburgo, na África do Sul, e de Montevidéu, no Uruguai, além da subsidiária em Londres, serão realizadas diretamente no Brasil, informou o banco por meio de comunicado nesta quinta-feira. A mudança é resultado da revisão da estrutura organizacional, que vem consolidando e realocando atividades internamento.

Com as mudanças, as atividades de captação de recursos e investimentos no exterior, que estavam sob responsabilidade da subsidiária de Londres, ficarão a cargo da Área Financeira do BNDES. Já as atividades de representação institucional e fomento a exportações na África e na América Latina passam para a Área de Comércio Exterior.

Os funcionários que atuavam nesses pontos fora do país serão reincorporados às atividades do BNDES no Brasil. Mas a atuação de trabalhadores do banco no exterior não está descartada, o que poderá ser feito em parceria com outros órgãos, com funcionários enviados a outros países para cumprir funções temporárias a partir de embaixadas brasileiras, por exemplo. A proposta está sendo avaliada.

O BNDES afirma que o objetivo é garantir ?maior flexibilidade para a inserção em diversos mercados, com especialização e foco em planos de trabalho distintos por país, além de maior possibilidade de migração das equipes entre os países considerados.?