Cotidiano

BMG ocupa topo do ranking semestral de reclamações do Banco Central

BRASÍLIA — O BMG passou a liderar o ranking semestral de reclamações do Banco Central. A instituição tem grande carteira de operações de crédito consignado e tem permanecido como a que mais recebe, proporcionalmente, queixas dos seus clientes. Segundo as informações divulgadas nesta sexta-feira pela autarquia, o banco de médio porte (com 2,6 milhões de clientes) teve 784 reclamações procedentes nos seis primeiros meses deste ano. No semestre anterior, a instituição nem figurava entre as dez mais reclamadas. Na segunda etapa de 2015, a Caixa Econômica Federal liderava o ranking de reclamações.

Pelas contas do BC, o índice de queixas do BMG chegou a 323,79. É mais de cinco vezes maior que o índice do segundo colocado, o Itaú (59,05). A Caixa ficou no terceiro lugar. Seguida de Bradesco e Santander.

De acordo com o Banco Central, a principal reclamação foi oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada. Em segundo lugar, ficaram as reclamações relacionadas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

Na semana passada, o BC divulgou o ranking mensal atualizado até junho. Pelo sexto mês seguido, o banco BMG liderou o ranking. Em junho, o índice de queixas para cada um milhão de clientes ficou em 45,96. No total, o banco, com grande fatia do mercado de crédito consignado e que tem 2,6 milhões de clientes, foi alvo de 120 reclamações consideradas procedentes pela autoridade monetária.

Em seguida, vem o banco Pan, que teve índice de 37,92, registrou 78 queixas procedentes e tem 2 milhões de correntistas. A lista do BC segue com o Itaú em terceiro lugar, com índice 9,45, sendo 572 reclamações para 60 milhões de clientes. Na quarta posição ficou o Banrisul, com 8,56 pontos e 34 reclamações para 3,9 milhões de usuários. O quinto pior resultado foi para o Bradesco, que sofreu 621 queixas para 78,2 milhões de clientes, resultando num índice de 7,83.