Policial

Bloqueios simultâneos de sábado e domingo flagram 14 condutores dirigindo sem habilitação

Operação Carnaval Seguro segue priorizando vias com maior número de acidentes em bairros e pontos estratégicos no Centro

Bloqueios simultâneos de sábado e domingo flagram 14 condutores dirigindo sem habilitação

Blitze descentralizadas em bairros e pontos centrais de Cascavel continuam mobilizando efetivos da Transitar, da Guarda Municipal e da Polícia Militar neste Carnaval diferenciado devido às restrições da Covid-19. Embora as festividades estejam reduzidas, ainda se observa pontos de aglomeração em vias centrais próximo a bares e casas noturnas e o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro, com abusos que são os principais causadores de acidentes graves e gravíssimos – quando não fatais – nos bairros da cidade. Somente no balanço desse sábado e domingo, são 14 condutores conduzindo veículo sem habilitação e um condutor embriagado, encaminhado para a 15ª SDP por crime de trânsito.

 

Rua Leonardo da Vinci

Na noite desse domingo (14) os bloqueios simultâneos foram realizados pela Transitar e a GM, com apoio da PM, das 20 horas até a meia noite. As equipes começaram as operações na região norte pela Rua Leonardo da Vinci, onde um condutor foi flagrado com habilitação suspensa e outro dirigindo sem habilitação. A via, onde mais um acidente gravíssimo foi registrado ontem, foi incluída nas blitze periódicas. Recém-revitalizada e totalmente sinalizada, também deverá receber fiscalização eletrônica em breve para coibir o excesso de velocidade.

 

Demais ações

Paralelamente à região norte foi realizada operação na Rua Itália x Rua Áustria, na região sul; na sequência as equipe estiveram na Rua Paraná x Pio XII e Ruas Marechal Cândido Rondon x São Luiz. Durante todo esse período, foram 12 notificações emitidas e três veículos recolhidos. No total da noite deste domingo foram flagrados três condutores dirigindo com CNH suspensa e dois conduzindo veículo sem habilitação.

 

Operação Vida

Na noite de sábado (14), as equipes da Transitar e da GM deram apoio à Polícia Militar na Operação Vida da PM, que foi intensificada na sexta e no sábado. Dentre 18h30 e meia noite, foram realizados bloqueios na Rua Xavantes, na Rua Tangará, nos bairros e, na região central na Avenida Brasil x Nereu Ramos e Rua Paraná x Pio XII.

 

Resultado de sábado

Foram 33 notificações, com 12 condutores flagrados sem habilitação; três crianças sendo transportadas sem dispositivo de segurança (fora da cadeirinha); um condutor embriagado encaminhado para a 15ª SDP por crime de trânsito; cinco veículos não devidamente licenciados; três carros e três motocicletas removidas ao pátio da Transitar e uma motocicleta removida por estar sendo conduzida por adolescente já baixada no Detran.

 

Educação-Engenharia-Fiscalização

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a Transitar está trabalhando com foco em melhorar a sinalização de trânsito (engenharia), aumentou as operações educativas com ênfase a cada semana em um modal (esta semana serão trabalhadas ações com ciclistas) por meio da Educação de Trânsito – visando a maior conscientização do cidadão – e, paralelamente, está atuando com as demais forças de segurança no sentido de coibir abusos para que seja cumprida a legislação por meio da fiscalização. “O que queremos é preservar a vida no trânsito”, enfatizou, lembrando que o cronograma das operações está sendo definindo pelas regiões com maior ocorrência de acidentes e excessos dos condutores.