Cotidiano

Black Sabbath se despede dos palcos com show em Birmingham, sua cidade natal

RIO ? O dia chegou: após quase 50 anos de carreira, o Black Sabbath finalmente se despediu dos palcos. O derradeiro show foi realizado na noite de sexta em Birmingham, cidade natal da banda, na Inglaterra. Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Tommy Iommi tocam 16 músicas, começando com a faixa que deu nome à banda, e terminando com o hit “Paranoid”, com direito a chuva de papel picado e transmissão ao vivo pelo Facebook e tudo.

Bastante parecido com o que a banda apresentou nos shows no Brasil, em dezembro, o restante do setlist contou com canções icônicas, como “War pigs” e “Iron man”. A turnê de despedida começou em janeiro do ano passado, nos Estados Unidos, e teve 81 datas ? incluindo as três brasileiras.

O Black Sabbath foi formado em 1968 por Ozzy, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward. Em 1977, Ozzy deixou à banda, sendo substituído por Ronnie James Dio, até voltar, vinte anos depois. Sem Ward, para a turnê final, os músicos se juntaram ao baterista Tommy Clufetos e o tecladista Adam Wakerman.

Antes de subir ao palco, Ozzy relembrou o início da carreira, em entrevista à BBC. “Lembro de tocar no pub Crown, em Birmingham, e pensar: ‘isso vai ser bom por uns anos, beber algumas cervejas e fazer um som’. Mas aquele foi o início da mais incrível aventura que eu poderia imaginar. Eu tirei a melhor vida disso tudo”, disse.

VEJA O SETLIST DO ÚLTIMO SHOW DO BLACK SABBATH

“Black Sabbath”

“Fairies Wear Boots”

“Under the Sun/Every Day Comes and Goes”

“After Forever”

“Into the Void”

“Snowblind”

“War Pigs”

“Behind the Wall of Sleep”

“N.I.B.”

“Hand of Doom”

“Supernaut / Sabbath Bloody Sabbath / Megalomania (Instrumental medley)”

“Rat Salad”

“Iron Man”

“Dirty Women”

“Children of the Grave”

“Paranoid”