Cotidiano

Black Friday no Brasil: vendas on-line crescem sobre 60% na madrugada

62928726_São Paulo SP 25-11-2016 - Black Friday do Hipermercado Extra da Ave.jpgRIO – As vendas do varejo eletrônico brasileiro entre a noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira avançaram sobre o mesmo período do ano passado, segundo a empresa de pesquisa de mercado Ebit, que estima que a data conhecida como Black Friday deve apresentar até o final do dia resultado acima do obtido em 2015.

Segundo a Ebit, as vendas do comércio eletrônico entre às 20h de quinta-feira e às 8h desta sexta-feira mostravam incremento de 60% sobre o mesmo período do ano passado, a 519 milhões de reais. O número de pedidos mostrava avanço de 23%, para 763 mil, segundo a Ebit.

Com isso, a companhia estima que as vendas do segmento devem encerrar a Black Friday com crescimento de 30% sobre a data em 2015, a R$ 2,1 bilhões.

No site de comércio eletrônico Mercado Livre, um dos maiores do país, entre às 19h de quinta-feira e 10h desta sexta-feira, houve um crescimento de 86% nas vendas na comparação anual, com a categoria de celulares liderando o movimento, seguida por produtos eletrônicos de áudio e vídeo. O site não informou o volume financeiro de vendas.

Na quarta-feira, o diretor de comércio eletrônico da Via Varejo, Flávio Dias, afirmou à Reuters que a rede de móveis e eletrodomésticos previa um desempenho melhor nas vendas durante a Black Friday deste ano, apoiada em demanda reprimida de consumidores.

A data tornou-se uma das mais importantes para o varejo brasileiro, que durante todo o ano de 2016 amargou queda nas vendas, obrigado empresas do setor a promoverem medidas de redução de custos que incluíram milhares de demissões.

“O consumidor realmente estava aguardando a Black Friday para comprar”, disse em comunicado à imprensa o diretor de operações da Ebit, André Dias, acrescentando que antecipações de promoções realizadas por alguns varejistas dias atrás não surtiram o efeito esperado de elevar as vendas.

“Comparando os dados da terceira semana de novembro ante a anterior, verificamos um faturamento 19% menor”, afirmou Dias, sobre o interesse dos consumidores em deixar para fazer as compras nesta sexta-feira.

O resultado positivo das vendas nesta sexta-feira, no entanto, não repercutia sobre as ações de empresas do setor. Às 15:18, as ações da B2W recuavam 2,9%, enquanto as de sua controladora Lojas Americanas tinham baixa de 0,6%. Os papéis da Via Varejo, por sua vez, recuavam 3,8%, e os da Magazine Luiza tinham queda de 0,1%.