Cotidiano

Black Friday brasileira deve faturar 34% a mais em 2016, diz organizador

SÃO PAULO – A Black Friday brasileira, marcada para 25 de novembro, deve movimentar 2 bilhões de reais este ano, de acordo com estimativa de dados gerados a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal BlackFriday.com.br, idealizador do evento no Brasil.

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O montante representa uma alta de 34% ante 2015, apesar do baixo índice de consumo das famílias brasileiras devido à recessão econômica. Há expectativa também de aumento no número de pedido de 28%, para acima de quatro milhões.

“As pessoas estão aguardando a data para as compras de fim de ano. Quem não estava comprando por causa da recessão vai aproveitar o evento atraído pelos descontos”, disse Ricardo Bove, diretor da BlackFriday.com.br., em nota à imprensa.

O ticket médio deve ser ao redor de 5% superior ao ano passado, um pouco acima de R$ 500. “Para este ano espera-se leve aumento devido ao amadurecimento da data e relativa estabilização dos produtos mais procurados”, afirmou Bove.

De acordo com o mapeamento, as principais intenções de compras para a edição de 2016 são ligadas a produtos com maior valor agregado e de desejo; com destaque para smartphones, televisores, notebooks e eletrodomésticos.

A Black Friday chegou ao Brasil em 2011, com o portal Busca Descontos.

“Diferentemente dos Estados Unidos, começamos com um evento online que passou para o varejo físico e, atualmente, a Black Friday brasileira atinge desde o pequeno até o grande varejista”, acrescentou Bove.