Cotidiano

Bispos católicos pedem que Trump seja solidário a imigrantes

2016_925320621-201607240154530429_AP.jpg_20160724.jpgBALTIMORE – Uma organização de bispos católicos dos EUA pediu ao presidente eleito Donald Trump que seja solidário a imigrantes e refugiados que vivem atualmente no país. A Conferência dos Bispos Católicos (USCCB) manifestou, em comunicado, que seguirá dando as boas vindas a pessoas vítimas de violência ou conflitos em seus países, compromisso reforçado nesta segunda-feira, durante seu encontro anual em Baltimore.

trump1411

Trump prometeu, em entrevista ao programa “60 Minutes” da emissora CBS, que deportará até três milhões de imigrantes que têm antecedentes criminais e vivem sem documentos dos EUA. O presidente eleito é conhecido por dirigir palavras duras aos imigrantes, e tinha como promessa de campanha construir um muro na fronteira com o México.

O comunicado divulgado pela organização de bispos católicos, assinado pelo bispo auxiliar de Seattle e presidente da USCCB Eusebio Elizondo, parabeniza Trump pela vitória e, logo depois, manifesta solidariedade e “acompanhamento contínuo” aos imigrantes que vivem no país. O texto afirma ainda que, por trás das estatísticas, existem “pessoas que têm dignidade”.

“Nós oramos para que a nova administração, quando assumir seu papel na liderança deste país, reconheça as contribuições de refugiados e imigrantes à prosperidade e bem-estar da nossa nação”, diz o comunicado.

A nota afirma ainda que “servir e dar as boas vindas a pessoas que fogem da violência e do conflito em diversas partes do mundo” faz parte da identidade católica. O eleitorado católico foi mirado ao longo da campanha por Trump, que tentou associar Hillary a temas polêmicos como a legalização do aborto.

“Que todos nós, católicos e americanos, continuemos sendo pessoas solidárias e uma nação hospitaleira que trata os outros como eles gostariam de ser tratados”, encerra o comunicado da USCCB.