Cotidiano

'Birth of a Nation' é aplaudido de pé no Festival de Toronto

TORONTO ? As câmeras de vídeo foram proibidas no tapete vermelho da première de The birth of a naiton?, no Festival de Toronto, enquanto o diretor e protagonista do filme, Nate Parker, sorria e acenava para os fãs apesar do ressurgimento de uma antiga acusação de estupro ? da qual ele foi absolvido. Vestido num terno preto, Parker foi recebido por cinco ou seis fotógrafos e alguns fãs. Após posar por algunas minutos, ele apertou a mão de algumas pessoas entre o público antes de retornar ao tapete vermelho para mais fotos.

A première desta sexta-feira foi a primeira aparição pública de Parker desde o ressurgimento, no mês passado, da notícia de que a mulher que o acusou de estupro em 1999 havia se suicidado em 2012. Parker não mencionou o caso no tapate vermelho, mas deve se juntar ao resto do elenco em entrevistas coletivas neste sábado e participará da conferência do festival no domingo.

O cineasta de 36 anos era pouco conhecido antes de escrever, dirigir e atuar em “Birth of a Nation”. O filme encantou o público no Festival de Sundance, em janeiro, e já é considerado um dos favoritos ao Oscar 2017. O longa-metragem conta a história de Nat Turner, líder de uma rebelião de escravos na Virgínia, em 1831.

O estúdio Fox Searchlight disse que seguirá apoiando o filme, apesar de especulações em Hollywood de que o caso poderá afetar o marketing e as chances no Oscar. O Festival de Toronto aumentou a segurança no local para evitar protestos, mas tudo correu com tranquilidade. O diretor do festival, Piers Handling, também defendeu o filme, afirmando que mais diretores negros precisam surgir com histórias semelhantes.

? É um filme muito, muito bom e nós o convidamos antes do surgimento da questões pessoais envolvendo o diretor ? disse Handling. ? Estamos ansiosos para o público de Toronto assistir ao filme e julgá-lo por si mesmo.

Após a exibição, ?Birth of a nation? foi aplaudido de pé, de acordo com jornalistas do ?Hollywood Reporter?, ?Variety? e ?USA Today? que estavam na sessão.