Cotidiano

Biolabore: Nova diretoria quer valorizar a mulher do campo

Santa Helena – A Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná) realizou assembleia geral ordinária esta semana com eleição de nova diretoria. A chapa, eleita por aclamação, toma posse para um período de três anos. Além disso, outros assuntos estiveram em pauta, caso de parcerias, manutenção de contratos e prestações de serviços na região oeste do Paraná.

A entidade atingiu resultados positivos e, com base nesse cenário, a nova diretoria se propôs a dar sequência aos trabalhos, caso da assistência técnica, além de vislumbrar a abertura de novas parcerias.

Dentre as inovações para 2018, segundo o presidente recém-eleito, Douglas Kunz, há a expectativa de uma iniciativa voltada à valorização da mulher do campo. A proposta é uma dinâmica motivacional, provavelmente na primeira semana de junho. Dentro desta conjuntura, segundo Kunz, há sequência nas atividades de cursos e palestras voltadas à produção sustentável.

Contas

A pauta geral da assembleia foi composta pela prestação de contas do Conselho de Administração, compreendendo o relatório da gestão, o balanço, o demonstrativo da conta de sobras e perdas e o parecer do conselho fiscal do exercício de 2017; destinação das sobras ou rateio das perdas; eleição do Conselho Administrativo; eleição do Conselho Fiscal; plano de trabalho para o exercício corrente e adoção de diferentes faixas de retirada dos sócios.

Atualmente, segundo apresentado, a Biolabore mantém contratos com a Itaipu Binacional, o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e prefeituras, parceria com a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no projeto Biofortificados e parceria com a Homeopatia Brasil para o desenvolvimento em conjunto de pesquisa e validação da homeopatia na produção de grãos. Além disso, são apoiadas cooperativas e associações da região oeste do Paraná para fomentar a melhoria de renda no campo a produtores familiares.

Nova diretoria

Com a nova composição, a diretoria tem como diretor presidente, Douglas Fernando Kunz; diretora vice-presidente, Cristiani Cavilhão; tesoureira, Débora Guerino Boico e, como membros ficaram, Edson Rodrigues dos Santos e Marcos da Silva Alves dos Santos.

Na vanguarda em assistência técnica, a Biolabore aperfeiçoa, capacita e oferece suporte contínuo com seu quadro de associados, composto por 74 profissionais de diversas áreas, um grupo multidisciplinar de graduados em nível técnico, superior, pós-graduados e doutores.