Cotidiano

Bimestre emprega 80% do total de 2017

Em apenas dois meses, houve mais de 2,6 mil novas contratações

Foz do Iguaçu – Aos poucos o País vai deixando para trás uma das crises financeiras mais devastadoras que já enfrentou. Entre os exemplos está a geração formal de empregos que, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, volta a crescer de forma gradativa.

Somente no primeiro bimestre deste ano, as seis maiores cidades da região, Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Toledo, criaram o equivalente a 80% de todas as contratações de todo o ano de 2017.

Somando os meses de janeiro e fevereiro totalizaram 2.694 novas carteiras assinadas. De janeiro a dezembro de 2017 haviam sido criados 3.415 novos postos de trabalho formal, e isso graças ao desempenho observado no último trimestre do ano.

Os municípios que mais empregaram na região neste período foram: Cascavel (1.257), Toledo (665) e Foz do Iguaçu (428).

Os setores que mais oportunizaram contratações em janeiro e fevereiro deste ano foi o de serviços. Pelo menos uma em cada duas efetivações foram nessa área. Em seguida vêm a indústria, com 843 efetivações, e a agropecuária, com 138 novas contratações.

EM FEVEREIRO

Considerando apenas o mês de fevereiro, as novas efetivações cresceram 12% se comparadas ao mesmo período do ano passado. Agora foram 1.660 e em fevereiro de 2017 haviam sido 1.487. Apenas Cascavel e Foz do Iguaçu tiveram resultado positivo.

Somados, o setor que mais empregou mês passado continua sendo o de serviços. Sozinho, respondeu por 947 novas contratações, seguido pela indústria com 515, a construção civil com 167 e a agropecuária com 94.

Apesar do bom desempenho mensal, três dos oito segmentos avaliados tiveram saldo negativo. A extração mineral fechou seis vagas; o comércio teve 52 vagas fechadas e a administração pública, 12 postos.