Esportes

Bimba lamenta regata irregular: 'Medalha já está bem complicado'

RIO – O terceiro dia de regatas da RS:X, a prancha a vela, desagradou o brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, que participa de sua quinta Olimpíada. Chegar em 21º lugar na primeira prova fez o atleta se afastar dos líderes de sua classe. Embora continue na oitava posição no ranking geral, ele tem 80 pontos perdidos – 64 a mais que o novo líder, o holandês Dorian van Rijsselberghe. Para Bimba, o pódio ficou distante: Vela – 11.08

? Medalha já está bem complicado. Eu sabia que seria muito difícil alcançar esses caras. O objetivo é ficar entre os dez, fazer mais um dia de competição, não deixar a Olimpíada acabar cedo para mim.

Bimba terminou as outras duas regatas na nona posição. Seu pior resultado até o momento é o 30º lugar ontem, que está sendo descartado, como prevê a regra da competição. Na vela, o somatório dos pontos de cada atleta define os vencedores. O primeiro lugar em cada prova soma um ponto, o segundo soma dois e assim por diante. Após a penúltima regata – momento em que o pior resultado é descartado -, os dez melhores disputam a regata das medalhas, que vale o dobro de pontos.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Depois das provas, Bimba afirmou que o vento desta quinta-feira confundiu os atletas. As provas do RS:X foram disputadas na raia da Escola Naval com um vento de direção oeste, com variaçõe sde 10 a 15 nós (até 27km/h). Os ventos mais comuns na Baía de Guanabara vem do quadrante sul.

? Por incrível que pareça, eu velejo aqui desde os 11 anos e foi uma direção de vento que eu nunca velejei na vida. Todo mundo comentou antes: ‘Caramba, que vento é esse que nós estamos aqui há quatro anos treinando e nunca vimos?’ Mas isso é coisa típica de Olimpíada. Não é melhor ou pior, é igual para todo mundo ? disse o brasileiro.