Cotidiano

Bilhetagem eletrônica já é usada por 93% dos passageiros

Último dia para uso de dinheiro será no domingo, dia 29

Cascavel – Às vésperas da implantação plena da bilhetagem eletrônica nos ônibus do transporte coletivo de Cascavel, os usuários têm aderido em massa ao sistema. Segundo as empresas concessionárias, na terça-feira (24) exatos 93% dos passageiros pagaram a tarifa com o cartão, sendo que dos 7% restantes mais da metade comprou a passagem em dinheiro nos terminais.

Considerando que a venda de cartões será realizada em caráter permanente nas guaritas dos terminais, incluindo a modalidade Express, que possibilita a compra de uma a dez passagens, não haverá dificuldade para acesso dos usuários ao serviço público de transporte urbano.

Os números comprovam o absoluto sucesso da bilhetagem eletrônica, que vem sendo aperfeiçoada desde o início de sua implantação em Cascavel, em 2008, tornando-se um modelo para diversas cidades brasileiras que decidiram utilizar a tecnologia.

Para respaldar a aceitação popular, o processo de cadastramento de novos pontos de venda será contínuo, visando oferecer mais opções aos usuários.

Último dia

Domingo, 29 de novembro, é o último dia em que alguns ônibus do transporte coletivo urbano de Cascavel ainda estarão recebendo a passagem em dinheiro. A partir da segunda-feira (30), entra em vigor a bilhetagem eletrônica plena e a única forma de pagamento passa a ser o cartão, disponível nas opções ValeSim – para usuários frequentes, que demanda um cadastro – ou Express, feito para atender os usuários ocasionais, turistas ou moradores de outras cidades.

Os últimos dias foram de grande movimentação na Central ValeSim (Rua Duque de Caxias 770, no centro da cidade), bem como nos terminais Oeste e Leste. A recarga dos créditos e emissão do cartão Express estão disponíveis em 57 pontos de venda distribuídos pelos bairros da cidade, incluindo a Estação Rodoviária e o Aeroporto Municipal, que podem ser localizados nos sites da ValeSim e da Cettrans.