Policial

Bilhetagem eletrônica acaba com assaltos no transporte coletivo

Moeda corrente e facilidade em evadir-se eram grande atrativo para os marginais

Cascavel – O crescente processo de implantação da bilhetagem eletrônica no transporte urbano de Cascavel, ao substituir o dinheiro pelo cartão ValeSim para o pagamento da tarifa, praticamente zerou os assaltos dentro dos ônibus nos últimos seis meses.

No passado, os crimes desse tipo faziam parte do cotidiano do sistema, chegando a alcançar a inacreditável cifra de 900 por ano, média de três por dia.

Segundo o delegado adjunto da 15ª Subdivisão Policial, Ademair Braga Junior, a moeda corrente e a facilidade que encontravam para cometer o roubo e evadir-se rapidamente, constituíam um grande atrativo para os marginais.

Como a partir do próximo dia 30 de novembro o pagamento passa a ser feito exclusivamente através do cartão, a perspectiva é de que tais ocorrências sejam totalmente eliminadas dos registros policiais da cidade, trazendo mais tranquilidade e segurança para os passageiros.

 “De qualquer forma os usuários precisam estar atentos, manter sempre suas bolsas a tiracolo e não carregar valores significativos em dinheiro, prevenindo-se contra a ação dos descuidistas e outros criminosos”, frisa o delegado.