Cotidiano

Bienal de SP confirma Gabriel Pérez-Barreiro como curador da mostra de 2018

SÃO PAULO – A Fundação Bienal de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, por meio de nota, que o espanhol Gabriel Pérez-Barreiro será o curador da 33ª Bienal de Arte de São Paulo. A próxima edição da mostra de arte contemporânea acontecerá em setembro de 2018.

Pérez-Barreiro é curador-chefe da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, com sede em Nova York e Caracas. Entre outras atividades, foi curador-chefe da 6ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2007. É doutor em História e Teoria de Arte pela Universidade de Essex e mestre em História da Arte e Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Aberdeen, ambas graduações obtidas no Reino Unido.

No seu currículo, constam ainda a coordenação de Exposições e Programas na Casa de América, em Madri (1998-2000), e a curadoria da Coleção de Arte Latino-Americana da Universidade de Essex (1993-1998). Foi conselheiro da Fundação Iberê Camargo e curou, no Brasil e no exterior, exposições de artistas como Lygia Pape, Geraldo de Barros, Rivane Neuenschwander, Waltercio Caldas e Willys de Castro.

Em abril, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, inaugura uma mostra dedicada ao crítico Mario Pedrosa com curadoria conjunta de Pérez-Barreiro e Michelle Sommer.

Ele estava entre os primeiros nomes consultados para a curadoria da próxima Bienal pela presidência da fundação. Há duas semanas, consultado pelo jornal O GLOBO, ele disse que “não poderia confirmar a informação”.