Cotidiano

Bielorrusso constrói braço mecânico para o pai no porão de casa

201610190808054714_RTS.jpg

MINSK ? Sergei Galtsev, ex-capitão do exército soviético, perdeu seu braço direito em uma explosão durante uma operação militar quando seu filho, Oleg, tinha apenas quatro anos. Agora, quase três décadas depois, o bielorrusso de 53 anos conseguiu recuperar os movimentos, graças a um braço prostético desenvolvido por Oleg no porão do prédio onde vive, na capital Minsk.

LINKS PROTESE

? Nós queríamos criar uma prótese simples e acessível ? disse o engenheiro de software Oleg, de 32 anos, à agência Reuters.

O projeto foi iniciado há dois anos, quando Oleg se juntou ao engenheiro Sergei Arefyev para desenvolver um braço artificial. O vídeo do teste final do protótipo foi publicado no YouTube, e atraiu a atenção de mais de um milhão de internautas. Tanto o design como o software estão disponíveis gratuitamente na internet.

? Nós não fizemos a patente, já que fazia mais sentido investir o dinheiro no desenvolvimento ? explicou Oleg. ? É como Lego, desenvolvido para pessoas que não têm conhecimento em eletrônica. Basta juntar as partes. Se eu consegui, outros também podem.

201610190809284721_RTS.jpg

No país conhecido pela produção agrícola durante o período soviético, a indústria de software está avançando rapidamente. As 54 universidades bielorrussas foram cerca de 4 mil engenheiros de software todos os anos.

O braço mecânico criado pela dupla foi desenvolvido no porão de um edifício residencial. Algumas partes foram criadas usando uma impressora 3D, enquanto outras foram compradas pela internet. Segundo os criadores, a prótese é dez vezes mais barata que os similares produzidos por grandes fabricantes, que custam cerca de US$ 15 mil.

Sergei contou que sua vida sofreu uma reviravolta quando tinha apenas 26 anos. Por causa dos ferimentos provocados pela explosão, ele teve que encerrar a carreira militar e voltou com a família para a cidade de Chechersk, que agora faz parte da Bielorrússia. Com o novo braço, ele acredita que poderá encarar novos desafios.

? É uma coisa boa, que pode ajudar muitas pessoas ? disse o ex-militar, após testar o braço. ? Eu serrei madeira, cortei a grama, fiz alguns trabalhos dentro de casa.