Cotidiano

Biblioteca Pública: Sala Verde recebe exposição do SIM-PR

O objetivo da exposição é promover a transparência do trabalho do SIM-PR

Cascavel – A equipe do SIM-PR (Serviço Integrado de Saúde Mental), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir de hoje mais uma exposição em Cascavel. Dessa vez, o local que receberá os trabalhos será a Sala Verde da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos. O evento será aberto às 9h com a presença de autoridades de saúde, pacientes e familiares.

A mostra expõe fotos do centro de tratamento, descrevendo as atividades terapêuticas desenvolvidas, todas pensadas para o tratamento do paciente com dependência de substâncias química; além das variadas peças de artesanato, confeccionadas durante as aulas. Quem se interessar podem adquirir as peças visitando a clínica.

O objetivo da exposição é promover a transparência do trabalho do SIM-PR, que atualmente atende mais de cem pacientes.

“Queremos divulgar para a população o trabalho desenvolvido, que muitos não conhecem, e também desconstruir preconceitos em relação ao tratamento”, explica a coordenadora da clínica, Maria Vilma.

As atividades atendem ao lema da equipe do SIM-PR – “Tratar não é prender e sim cuidar e acolher”.

Explosão de sentimentos

Também estarão expostas algumas das poesias escritas pelos pacientes e selecionadas para o livro Explosão de sentimentos, lançado em novembro, originado das oficinas de criação, promovidas pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura.

“Nossa parceria teve início por meio de um pedido de apoio feito à Semuc (Secretaria Municipal de Cultura). Começamos a realizar encontros semanais com esses amigos, incentivando a leitura e a escrita, e em um curto espaço de tempo transformou-se em uma grande corrente do bem”, comenta a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Terezinha Braga.