Educação

Biblioteca Pública do Paraná é tema do Ciclo de Diálogo com os Municípios

Encontro online será nesta terça-feira (12), a partir das 9h30, pelo YouTube. Programa leva informações aos gestores municipais sobre políticas públicas e instituições de cultura no Estado

Biblioteca Pública do Paraná será o tema do próximo Ciclo de Diálogo com os Municípios -
Biblioteca Pública do Paraná será o tema do próximo Ciclo de Diálogo com os Municípios -

O Ciclo de Diálogo com os Municípios, que acontece nesta terça-feira (12), a partir das  9h30, terá como tema a “A Biblioteca Pública do Paraná e as bibliotecas públicas municipais”. A reunião será online, transmitida pelo YouTube.

O programa Diálogo com os Municípios, realizado pela Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, leva informações aos gestores municipais sobre políticas públicas e instituições desta área no Estado.

O encontro desta terça será aberto pela superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. Na sequência, Luiz Felipe Leprevost, diretor da BPP, fará a apresentação da instituição, hoje um importante centro cultural do Estado. A videoconferência terá, ainda, a participação da bibliotecária Maria Marta Sienna, chefe da Divisão de Extensão da biblioteca. A mediação será de Vilma Gural Nascimento, assessora da instituição.

BPP – Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná já passou por 12 sedes. Desde 1954 está localizada no Centro de Curitiba, em um prédio histórico de 8,5 mil metros quadrados, tombado pelo Patrimônio Cultural.

A BPP possui um acervo de cerca de 730 mil volumes, entre livros, periódicos, fotografias e materiais multimídia. Diariamente, recebe em média 2 mil usuários e realiza aproximadamente 500 empréstimos de livros. Oferece atendimento especial às crianças e às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, tendo um acervo com mais de 7.200 itens – entre obras em braille e audiolivros.

Além de proporcionar o acesso da população à leitura, a BPP também conta com uma programação cultural composta por exibição de filmes, exposições de arte, encontros dedicados à poesia, contação de histórias, oficinas de criação literária e bate-papos mensais com escritores de literatura adulta e infantojuvenil.

Serviço:

Ciclo de Diálogo com os Municípios

Tema: A Biblioteca Pública do Paraná e as bibliotecas públicas municipais

Data: terça-feira, 12 de abril

Horário: das 9h30 às 11h30

Canal da Cultura Paraná no YouTube

AEN