Variedades

Biblioteca Digital: Um avanço tecnológico para a Biblioteca Pública de Cascavel

A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, começa a partir desta terça-feira (15), possibilitar aos amantes da leitura, estudantes e pesquisadores o acesso acesso a e-books e audiolivros online gratuitamente

Biblioteca Digital: Um avanço tecnológico para a Biblioteca Pública de Cascavel

 

A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, foi uma das escolhidas, no início deste ano, para participar do projeto ‘Nossa Biblioteca Digital’, da Tocalivros, a principal plataforma de audiolivros do Brasil, em parceria com a ONG Recode, que tem como objetivo viabilizar uma biblioteca digital por Estado oferecendo mais conhecimento por meio da tecnologia para leitores das bibliotecas em todo Brasil.

Para iniciar a leitura por meio da nova biblioteca digital, que está em fase de testes, é importante a realização do cadastro no site, permitindo assim que os leitores possam fazer os empréstimos de livros. “O cadastro é muito importante, pois caso não faça o leitor só terá liberado os livros pagos da plataforma e a intenção é justamente o oposto, que todos tenham acesso aos livros gratuitos”. Comenta a servidora Denise Farias, bibliotecária da Biblioteca Sandálio dos Santos. Após o cadastro é possível gerar um login no aplicativo Tocalivros através da biblioteca de Cascavel.

Uma novidade que esta modalidade traz é a não preocupação com a devolução dos livros para não gerar multa. Após 14 dias o próprio site se encarrega de fazer a devolução. O site também possibilita a personalização da leitura, sendo que o leitor cadastrado pode alterar fonte, letra, cor da tela de fundo e é possível, para os audiolivros, que o usuário crie sua própria playlist com seus livros favoritos.

São mais de 50 mil títulos disponíveis na plataforma entre e-books e audiolivros de literatura, técnicos e de estudo que podem ser acessados através do site bibliotecadigitalcascavel.tocalivros.com facilitando o acesso para todos. A visualização dos conteúdos é bem dinâmica, sendo marcada com um ícone rosa com o símbolo de um óculos nos e-books e com um ícone verde com o símbolo de um fone para os audiolivros.

Essa iniciativa Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos junto a plataforma Tocalivros é uma maneira de viabilizar a leitura em qualquer lugar, com novas experiências, dando assim a oportunidade de mais conhecimento para todos com muito mais praticidade.

Procure nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura o banner com as informações de como baixar e instalar o aplicativo e como realizar o login da Biblioteca Pública de Cascavel.

Secom