Educação

Biblioteca de Microrganismo: projeto de Biomedicina identifica e reserva microrganismos para futuros estudos

Desenvolvido pelos alunos e professores da Univel, o projeto consiste na criação de um banco com parasitas, fungos e bactérias

Biblioteca de Microrganismo: projeto de Biomedicina identifica e reserva microrganismos para futuros estudos

Pensando no futuro dos estudos dos acadêmicos do Centro Universitário de Cascavel – Univel, os alunos e os professores de Biomedicina estão desenvolvendo um projeto em que o objetivo é criar uma “Biblioteca de Microrganismos”. “O projeto consiste na preservação, na identificação e na reserva de microrganismos laboratoriais. A Univel precisa ter um banco de microrganismos, que vai servir tanto para aulas práticas, quanto para pesquisas futuras, mas acima de tudo pela aprendizagem dos alunos, melhora da educação e qualidade de ensino na instituição”, explica a professora Letícia Thiesen, responsável pelo projeto.

A biblioteca nada mais é do que um banco de microrganismos, que consistem em parasitas, fungos e bactérias, que servirá para as aulas e os projetos dos cursos da saúde, Agronomia e Medicina Veterinária. “Esse cultivo de microrganismos está atuante em muitas áreas da biotecnologia, e, visto que hoje, no mundo, o futuro é biotecnologia, esse banco vai servir para muitos fins, acima de tudo para assessoria técnica das aulas, já que, em vez de consultar um livro, se consulta ao vivo, com vivência na prática realmente. O aluno consegue assimilar melhor esse conhecimento, acompanhar o crescimento dos microrganismos, servindo de aprendizagem”, ressalta Letícia.

O acadêmico de Biomedicina Felipe Dias faz parte do projeto e vê nesse estudo uma oportunidade de aprofundar os conteúdos vistos em sala de aula, além de adquirir maior afinidade com os equipamentos e as metodologias adotadas na rotina laboratorial. “Com o projeto da biblioteca de microrganismo, está sendo possível relembrar e adquirir mais experiência, principalmente em microbiologia e parasitologia, pois estamos realizando desde a inoculação de um microrganismo para a sua posterior identificação, até os cuidados que devemos ter para o armazenamento e conservação dos microrganismos já identificados”, conta Felipe.

 


 

A colação de grau é um dos momentos mais importantes na vida do acadêmico e, nesse dia 10 de fevereiro, foi realizada a Colação de Grau on-line com diversos cursos do Centro Universitário de Cascavel – Univel.

Na foto, o reitor Renato Silva com a equipe responsável pela organização do evento.

Parabéns a todos os alunos pela determinação em concluir mais essa etapa. Desejamos muito sucesso e conquistas!