Política

Beto Richa visita Show Rural de “mãos vazias”

Cascavel – Com o futuro político indefinido e sem novidade na mala, o governador Beto Richa desembarcou ontem no Show Rural de forma apática. As respostas aguardadas pela imprensa e pela região oeste terão que esperar, pois ele se reservou a falar sobre o que quis e ignorou o que não tinha intenção de responder.

Pela importância do Show Rural e pelo reconhecimento internacional, Beto era aguardado com ansiedade e expectativas pelos líderes políticos, que aguardam diversas demandas que dependem do aval do chefe do Estado. Mas ele não trouxe nem decisões políticas e muito menos novidades de fomento para o imponente setor rural.

Sem nada na manga, Beto precisou se apoiar no Programa Trator Solidário, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Quatro tratores foram sinalizados, mas passou longe de agradar até os mais “chegados”. A falta de empenho em trazer recursos para a região pode ser lida como um recuo de Richa ao processo eleitoral.

Durante entrevista, Richa foi questionado sobre o andamento das obras da BR-277 em Cascavel, “encurtada” na surdina no fim de 2016 pelo próprio governo. O governador repete que a duplicação dos 6 quilômetros, até o trevo de São João, será feita, e disse que o recurso sairá do Tesouro do Estado, mas evitou falar em datas, cifras e garantias.

Outra questão polêmica foi quanto à substituição na Secretaria de Segurança Pública do Estado. O delegado Julio Reis, que é de Cascavel, foi anunciado na pasta no começo desta semana. “Eu faço questão da harmonia e acredito que podemos dar um passo a mais no reforço da segurança”, rebateu Beto. Foi indagado sobre as penitenciárias prometidas e não entregues. Veja mais sobre isso na página A6 desta edição.

Quadro Negro

Embora citado pelos principais articuladores do esquema de desvio de recursos da Secretaria Estadual de Educação e com o nome nas mãos dos tribunais superiores à espera de autorização para que seja investigado, o governador Beto Richa fechou a cara quando questionado sobre a Operação Quadro Negro, e disse que não a teme e que pode ter cometido excessos, mas que foi o primeiro a exigir que o processo de investigação fosse instaurado no governo.

Já na entrevista coletiva, a quantidade de perguntas foi restrita e a maior parte dos jornalistas saiu com o bloquinho em branco, pois o governador usou a maior parte do tempo para fazer um balanço de suas ações, de forma a evitar outras situações mais embaraçosas.

Pré-candidatos ao Estado cumprem agenda no Show Rural

A pré-candidata ao governo do Estado do Paraná Cida Borghetti (PP) visitou ontem o Show Rural em Cascavel, a primeira a desfilar pelo Parque Tecnológico Coopavel já em ritmo de campanha. A vice-governadora do Estado prestigiou o evento e não desperdiçou a chance de conversar com líderes, produtores e expositores.

Cida segue na expectativa se irá assumir a gestão do Paraná em abril para que Beto Richa dispute uma vaga no Senado e depende das articulações sobre sua possível candidatura ao Palácio do Iguaçu.

A vice-governadora encontrou Beto Richa no parque, mas fez questão de caminhar sozinha, ao lado de assessores e apoiadores e mostrou bastante independência e prestígio no cenário político regional. “Estou caminhando por todas as regiões e observando cada um dos anseios. O trabalho e as ações pelo nosso estado precisam estar sempre acima de todos os demais anseios”, afirmou.

A progressista mantém o discurso de grupo e afirma que está à disposição de seus entes políticos: “Eu estou pronta para assumir o governo do Estado do Paraná e não hesitarei se for chamada para essa grande missão”, declarou.

Cida Borghetti não esconde que a indecisão de Beto Richa tem prorrogado um passo mais firme rumo às urnas. “Falta esse consenso para que algumas construções possam se concretizar, mas tudo acontece em seu tempo e precisamos ser sábios e pacientes”, resumiu.

A vice-governadora deve voltar a Cascavel nesta quinta-feira, quando é esperada a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, marido de Cida e principal articulador de sua campanha ao governo do Estado.

Dia cheio

Cida abriu a agenda de pré-candidatos na vitrine do agronegócio. Hoje, outros dois nomes da disputa estarão no Parque Tecnológico. O ex-senador Osmar Dias e o deputado estadual Ratinho Júnior são esperados ainda pela manhã no evento.