Cotidiano

Beto Richa visita região após tornado; perdas foram de R$ 40 milhões

Governador ressaltou que os governos estão empenhados na reconstrução do município

Marechal Cândido Rondon – O governador Beto Richa esteve ontem em Marechal Cândido Rondon para ver os estragos provocados pelo tornado da tarde de quinta-feira (19), que provocou danos também em Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.

O prejuízo apenas em Rondon pode superar os R$ 40 milhões. Beto foi recebido pelo prefeito Moacir Froehlich, pelo vice Silvestre Cottica e por secretários. Na comitiva também estava o secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e deputados. Hoje, a cidade poderá receber a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

O governador Beto Richa ressaltou que os governos estão empenhados na reconstrução do município. Ele destacou também que recebeu ligação da presidente Dilma Rousseff, que colocou o governo federal à disposição para ajudar.

“A Defesa Civil está mobilizada para atender as famílias. Pude comprovar que são cenas estarrecedoras, de completa devastação por onde o tornado passou. Estamos solidários”, disse Beto.

Estratégias de emergência

Autoridades municipais, militares e outros segmentos da sociedade se reuniram durante toda a sexta-feira (20) para definir estratégias emergenciais. Equipes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Copel intensificaram os serviços para normalizar o fornecimento de água e luz.

A previsão é de que até o fim da noite de sexta o fornecimento de água fosse normalizado. Já o reestabelecimento completo da luz demandaria de um prazo maior.

Panorama da destruição

Em torno de 1,5 mil casas foram atingidas, além de 200 empresas e vias públicas conforme recente boletim da Defesa Civil. A Copel informou que 14 mil unidades consumidoras foram afetadas pela falta de energia e danos na rede elétrica – no fim da tarde de ontem 2,7 mil ainda estavam desabastecidas.

O parque de exposições está à disposição para receber desabrigados. Além de alojamento, há alimentação. Quem teve casa ou empresa afetada poderá sacar parte do saldo do FGTS. Os repasses serão feitos após a Defesa Civil concluir levantamento dos estragos no município. A Polícia Militar apoia o serviço.