Saúde

Beto Preto fala sobre dificuldade para adquirir medicamentos para intubação

Com o aumento da utilização dos medicamentos em todo o território nacional, o mercado não consegue manter o fornecimento regular

Beto Preto fala sobre dificuldade para adquirir medicamentos para intubação

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, confirmou que o Estado está com grandes dificuldades para manter os estoques de insumos para a realização de intubação de pacientes.

De acordo com ele, antes pandemia, no Estado, havia em média 500 ou 600 pacientes intubados, agora, na segunda onda, a média subiu de 1.800 para 2.000 pessoas em UTIs SUS, a maioria intubada.

Com o aumento da utilização dos medicamentos em todo o território nacional, o mercado não consegue manter o fornecimento regular.

Para tentar suprir a falta dos medicamentos, a Secretaria de Saúde trabalha com uma linha de insumos auxiliares, que possuem efeitos semelhantes. “É dramático! Estamos fazendo um esforço de comprar para distribuir para todos, mas o estoque dá para dois ou três dias e chega outro. Estamos trabalhando para não faltar todos os dias”.

Uma compra feita no exterior está sendo aguardada, mas Beto não deu detalhes sobre a data de entrega. A esperança do secretário é de que, com a diminuição dos números de infectados, a estabilidade dos estoques retorne. “Com os números caindo, temos mais condições de passar esse momento… Se por ventura vier uma terceira onda daqui a 15 dias, teremos muitas dificuldades”, alerta.