Cotidiano

Beth Carvalho comanda a comemoração pelos quatro anos de reabertura do Imperator

1-beth-carvalho.jpg RIO ? Há exatamente quatro anos, a vida cultural na Zona Norte do Rio recuperou parte do seu movimento. Reinaugurado após 17 anos de portas fechadas e rebatizado como Centro Cultural João Nogueira, o tradicional Imperator ? que dos anos 1950 aos 80 figurou como o maior cinema da América Latina e, no início dos 90, tornou-se casa de shows de referência ? foi ampliado e ganhou quatro andares, passando a abrigar não só um grande teatro, como um bistrô, três salas de cinema, uma sala de exposições e um terraço. Nesta quarta-feira, a partir das 21h, a data vai ser festejada com ninguém menos que Beth Carvalho, que também tem muito a celebrar.

? Acabei de completar 70 anos de idade (no dia 5 de maio) e faço 50 de carreira. Fora que 2016 é de comemorações pelos cem anos do samba. Tem tudo a ver promover essa festa no Imperator, o aniversariante do dia! ? empolga-se a Madrinha do Samba, lembrando que já se apresentou três ou quatro vezes no novo espaço. ? Foram todos shows muito especiais. Um deles, arrebatador, quando convidei Arlindo (Cruz) para subir ao palco comigo.

Gestora do espaço e responsável por sua programação cultural, Aniela Jordan afirma que a escolha de Beth como atração de um evento tão especial tem mais de um porquê.

? Ela é muito popular e unânime. E é tempo de festa na trajetória dela e na nossa! Em 2012, o Imperator reabriu para convidados em 12 de junho e, três dias depois, para o grande público. Repetimos a ideia neste ano, com a sessão de estreia do espetáculo ?Love story? no último domingo para algumas pessoas e nesta quarta-feira, com o grande show da Beth, praticamente de graça, para o povo. As pessoas trocaram os ingressos por latas de leite em pó (o último lote pôde ser adquirido ontem à noite) e, com isso, vão ajudar um orfanato do bairro, chamado Casa de Lázaro.

Aberto de segunda a segunda, o Centro Cultural João Nogueira é também um ponto de encontro e de lazer para os moradores do Méier e região.

? Lembro que, na primeira semana de funcionamento, um homem chegou no terraço de mão dada com a filha pequena e, chorando, me disse: ?Muito obrigado! A gente merecia isso há muito tempo!?. É muito gratificante ver o carinho com que o público trata essa casa. Está sempre cheia, e você não vê um papel no chão, um risco na parede. Os frequentadores dão sugestões, pedem espetáculos, vivem o lugar intensamente ? emociona-se Aniela.

antiga-entrada-do-imperator.jpgEla ainda destaca a versatilidade do local:

? Tem vocação para tudo! No terraço, todo domingo, a gente faz troca-troca de livros entre as crianças. Nas quartas-feiras, a terceira idade aproveita tardes musicais. Há cursos internos para a comunidade carente, que muitos desconhecem. E os jovens e adultos gostam de se encontrar lá para o lazer, porque é uma praça pública com segurança. Fora os artistas, que adoram fazer espetáculos ali por conta da boa acústica, da proximidade com o público…

Beth Carvalho caracteriza o teatro como ?aconchegante? e diz preparar uma surpresa para a apresentação de hoje, que tem lotação esgotada:

? Fora os sucessos e as músicas do meu último CD, estou pensando em colocar no repertório ?O poder da criação?, música linda do João (Nogueira), para fazer uma homenagem ao meu amigo, que dá nome à casa.

SERVIÇO:

Onde: Imperator ? Centro Cultural João Nogueira, Rua Dias da Cruz 170, Méier. Quando: Hoje, às 21h. Ingressos esgotados. Livre.