Esportes

Berrío terá teste de fogo como protagonista do Flamengo

64906964_Treino do Flamengo - 14-02-2017 Fotos Gilvan de Souza - Flamengo Berrío.jpg

O uso de força máxima na estreia com vitória permitiu que o Flamengo desse descanso a quase todo o time titular nesta quinta-feira, na segunda partida da Primeira Liga, 21h30m, contra o América-MG. Na ocasião, contra o Grêmio, o atacante Berrío entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória por 2 a 1.

Hoje, o colombiano, considerado um dos atletas mais rápidos do mundo, terá a primeira oportunidade de atuar como protagonista no time, e fazer o torcedor esquecer de Marcelo Cirino, que está a caminho do Internacional.

Dos atletas que vinham atuando, apenas o goleiro Alex Muralha e o meia Éverton devem entrar em campo no Estádio Bezerrão. No domingo, contra o Madureira, pelo Estadual, a ideia é abrir espaço para outras peças do rodízio. O objetivo é preparar aos principais jogadores de olho na estreia da Copa Libertadores, no dia 8 de março, contra o San Lorenzo, na Ilha do Governador.

O técnico Zé Ricardo confirmou a ausência até do banco de reservas de nove jogadores do time chamado titular, incluindo Guerrero, Diego e Rômulo. Quem não viajou treina normalmente hoje e amanhã, e deve folgar no fim de semana. O volante Rômulo lembra que o desgaste das primeiras partidas pesou, e que os suplentes vão manter o nível.

? Aqui, nós somos sempre monitorados com relação a treinamentos e jogos. Quando o desgaste está um pouco acima, eles procuram dar uma recuperada ?, disse o camisa 27, exaltando o grupo. ? O elenco está bem preparado e é qualificado para dar conta do recado.

A expectativa é para o aproveitamento do zagueiro Donatti e do volante Cuéllar, que não vinham tendo chances. O primeiro formará dupla com o veterano Juan, enquanto o segundo tem a concorrência de Márcio Araújo. Sem William Arão, também poupado, a tendência é que Cuéllar, enfim, ganhe chance ao lado de Márcio Araújo.

Dentre os jovens, ainda pouco usados na temporada, viajaram o goleiro Thiago, o zagueiro Léo Duarte, os volantes Ronaldo e Jean Lucas, e os meias e atacantes Lucas Silva, Cafu, Adryan e Loran. Alguns deles estavam fora da lista do Estadual, e têm na Liga uma chance de aparecer para o treinador.

CIRINO DE SAÍDA

Considerado um dos maiores problemas do Flamengo nos últimos anos, o atacante Marcelo Cirino está com as malas prontas para o Internacional. Agora, o rubro-negro tenta despachar o prejuízo milionário com os investidores que colocaram o jogador na Gávea.

A tarefa é capitaneada pelo diretor-geral Fred Luz, com supervisão do vice de finanças Cláudio Pracownick. Eles buscam repassar aos gaúchos a parte que o Flamengo pagaria ao grupo Doyen, que tem 50% dos direitos econômicos. O Atlético-PR tem a outra metade.

O Inter se entendeu com o Atlético-PR para emprestar um jogador na negociação, e discute com o Flamengo a compensação financeira para que Cirino jogue no Beira-Rio. O clube da Gávea, assim, evitaria pagar a Doyen ao fim do contrato, em 2018, caso não venda o atleta. Hoje, o custo seria R$ 20 milhões.

O atacante deve se despedir dos companheiros no treinamento nos próximos dias. Ontem, no Ninho do Urubu, Cirino saiu com um saco de chuteiras nos ombros e não viajou para Brasília para o jogo contra o América-MG, ainda na expectativa do desfecho do acordo.

Contratado como destaque do Brasileiro de 2014, o atacante se apresentou em 2015, teve altos e baixos, mas nunca se firmou. O comportamento foi um dos fatores que pesou contra. Embora tenha aparecido com gols importantes, envolveu-se em polêmicas fora de campo, chegou a ser afastado e em 2016 não conseguiu dar a volta por cima. Agora, é a vez de Berrío fazer o torcedor esquecer essa história.