Esportes

Bernardo Motter, nova expressão do kartismo

Muitos pilotos ingressaram no kart motivados pela competição nacional

Bernardo Motter contou com incentivo do ídolo Felipe Massa no Brasileiro de Kart
Bernardo Motter contou com incentivo do ídolo Felipe Massa no Brasileiro de Kart

O Campeonato Brasileiro de Kart disputado em julho de 2019 no Kartódromo Delci Damian deixou um ótimo legado para Cascavel.

Muitos pilotos ingressaram no kart motivados pela competição nacional. Ente eles está Bernardo Motter, a nova expressão do kart de Cascavel. Ele começou a treinar no segundo semestre de 2019 e dois meses depois já disputava sua primeira competição oficial, quando conquistou o terceiro lugar da categoria Mirim no Campeonato Paranaense.

No ano passado, apesar das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, que reduziu treinos, Bernardo conseguiu participar de três competições. Mostrando seu talento, sagrou-se campeão invicto do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel; conquistou o quinto lugar na Copa SPR, disputada no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha (SC); e finalizou o ano com o nono lugar no Campeonato Brasileiro, disputado em Birigui, interior de São Paulo.

Com rosto de criança, Bernardo se mostra muito feliz ao falar do kartismo, acrescentando que está realizando um sonho desde que era “pequeno”. Cada treino ou corrida é uma escola para ele, sempre resultando em aprendizado técnico e de pilotagem, focado na disciplina e no respeito aos adversários e na atenção às regras da modalidade e dos eventos.

Competindo com o número 193, o pequeno grande-piloto cresceu a cada prova e se mostra como uma das grandes promessas do esporte de velocidade de Cascavel e do Paraná. “Estou muito feliz porque, mesmo ainda aprendendo, em 2020 pude conquistar pódios e minhas primeiras pole positions no kart. Estou animado para a temporada de 2021”, diz Bernardo, que tem como coach o também cascavelense Murilo Fiore, campeão brasileiro da categoria F-4 Graduados no Brasileiro de 2020.

Fernando Motter, pai de Bernardo, diz que o entretenimento virou coisa séria, mas o importante é que a brincadeira do kart traga alegria e amizades. “Falou em kart com o Bernardo, ele sorri e se empolga. Independente de resultados, só temos alegrias nesse ano e meio de kart Bernardo”, frisa Fernando.

 

O Brasileiro

Ao analisar sua participação no Campeonato Brasileiro, Bernardo destaca que foi uma grande escola, pois estava competindo com pilotos mais experientes, que têm mais tempo de kart e que já tinham participado de várias competições nacionais. “O Brasileiro foi muito importante. Tive uma grande evolução”, frisa Bernardo.

 

Copa Brasil

A temporada de 2021 para Bernardo Motter começa já no próximo mês, quando será disputada a Copa Brasil de Kart, em Londrina. Como a competição é do calendário de 2020, adiada em função da pandemia, Bernardo irá competir na categoria Mirim. Depois, subirá para a Cadete, quando irá participar de competições regionais, estaduais e nacionais, tendo como patrocinadores Clínica OncoMedi-Oeste do Paraná, Auri Verde Lustres e Aquecedores Solares Renolux.