Esportes

Bernardinho visita a seleção brasileira de vôlei sentado

O tecnico campeão olímpico no Rio-2016, Bernardinho visitou na manhã desta quinta-feira o treino da seleção brasileira masculina de vôlei sentado, que estreia na Paralimpíada na sexta-feira, contra os Estados Unidos, às 10 horas, no Riocentro (pavilhão 6). De bermuda, no melhor clima de férias, ele foi muito aplaudido pelos atletas quando apareceu no ginásio.

Fernando Guimarães, treinador do time do Brasil, é irmão de Zé Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôlei. Foi Fenando quem convidou Bernardinho para o treino, que era uma surpresa para os jogadores. Esposa de Bernardinho, a ex-levantadora Fernanda Venturini foi madrinha de casamento de Fernando.

Fernando brincou que está mais para Bernardinho, que é nervoso em quadra, do que Zé Roberto, mais tranquilo.

Durante o treino, Bernardinho gravou um vídeo e se impressionou com o jogo. Ele ficou grande parte do tempo com o Amauri Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes.

A seleção brasileira de vôlei sentado busca medalha paralímpica inédita. Irã, que tem seleção essencialmente formada por atletas com poliomielite, resultado de um surto no país há cerca de 30 anos), e a Bósnia, com atletas vítimas de guerra, são os favoritos.

– Acho que por causa do tempo mesmo, é a rodagem e a leitura de jogo. Não é nada além disso. Jogam vôlei sentado há cerca de 50 anos e a gente há dez. O nosso time é melhor mas eles ainda sabem jogar mais do que a gente. Nos momentos cruciais eles se dão melhor – analisa Fernando, que teve ciclo paralímpico com vitórias importes. – Acho que tudo caminhou para cá. E viemos para ganhar medalha. E podemos ganhar. Se a gente jogar o que estamos fazendo nos treinos quero ver quem vai ganhar da gente.

Até porque, de Londres para cá, a seleção cresceu muito. Éramos 15.º do mundo e hoje somos o segundo, passamos a Bósnia – fala o treinador, que foi vice-campeão Mundial (2014) e da Copa do Mundo (2016), perdendo justamente para estes rivais na decisão. – Acho que tudo caminhou para cá. E viemos para ganhar medalha. Não tem plano B. Se der tudo errado a gente tem de ser no mínimo bronze.

O vôlei masculino do Brasil estreou em Pequim-2008 e ficou em sexto. Em Londres-2012, os dois naipes jogaram e ambos terminaram em quinto.