Cotidiano

Berlim: Diretor de 'Joaquim' lê protesto contra o governo em sessão de gala

64923685_L to R Actor Julio Machado Portuguese actress Isabel Zuaa Brazilian director Marcelo Go.jpgRIO – Após a sessão de gala de “Joaquim”, na noite desta quinta-feira, no Festival de Berlim, o diretor Marcelo Gomes fez um protesto contra o governo brasileiro. Gomes subiu ao palco do Berlinale Palast e fez um discurso em que afirmou que o país “sofreu um golpe parlamentar”. E dedicou a sessão “a todos os que estavam resistindo ao governo ilegítimo”.

Na plateia, vários espectadores seguravam cartazes com os dizeres “Temer raus”, que quer dizer “Fora, Temer” em alemão, e gritavam palavras de ordem.

Na entrevista coletiva, após a sessão para a imprensa, o cineasta havia lido uma carta assinada por representantes de 11 dos 12 filmes brasileiros que fazem parte da seleção oficial. “Estamos vivendo uma grave crise democrática no Brasil. Em quase um ano sob esse governo ilegítimo, direitos da educação, saúde, trabalhistas foram duramente atingidos. Junto com todos os outros setores, o audiovisual brasileiro, especialmente o autoral, corre sério risco de acabar”, dizia o documento, que já havia sido lido em protesto realizado na embaixada do Brasil na quarta-feira.

As exibições dos filmes “Pendular”, de Julia Murat, e “Rifle”, de Davi Pretto, também tiveram manifestações políticas pontuais.

“Joaquim” é o único filme brasileiro concorrendo ao Urso de Ouro e teve recepção fria na sessão para a imprensa, mais cedo.