Educação

Benedito Abbud abre Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

O evento reuniu alunos das sete unidades da Unipar das modalidades presencial e semipresencial

Benedito Abbud abre Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

Dias especiais de troca de conhecimentos. Assim foi a Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Universidade Paranaense – Unipar, realizada via Youtube. O evento reuniu alunos das sete unidades da Unipar das modalidades presencial e semipresencial.

Os estudantes participaram do tradicional concurso Charrete, neste ano de forma remota, trazendo como tema Refúgios itinerantes e flexíveis. Benedito Abbud, uma das maiores expressões da arquitetura paisagística do País, abriu o evento.

Abbud, que ocupou o cargo de presidente da Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), abordou o tema “O lugar da natureza nas cidades do futuro”, versando sobre cidades biofílicas. “A sensação de natureza é fundamental, melhora, inclusive, a depressão no mundo”, destacou.

Ele explicou que biofilia significa conexão com a natureza, andar por percursos que a pessoa tenha surpresa: “Em arquitetura, é sinônimo de beleza, variação da temperatura, presença da água, luz dinâmica, enriquecer a paisagem com luz diferenciada, formas e padrões biofílicos, utilização de materiais naturais e refúgio”.

 

Ciclo de Vida na Construção Civil

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Pato Branco, o arquiteto Osmar Consoli foi um dos outros convidados da semana, para falar sobre “ACV – Análise de Ciclo de Vida na Construção Civil”.

“Temos que mitigar nossos impactos ambientais… Nosso sol é abundante, vivemos em um universo em que recursos naturais estão cada vez menores e nossas demandas cada vez maiores”, pontuou. E avaliou: “Não conseguimos mais fazer nossos projetos só com recursos naturais, temos que utilizar materiais recicláveis”.

O docente apresentou o cenário do ciclo de vida na construção civil e enalteceu a busca por melhorar o desempenho e a sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção. Falou dos objetivos da ACV, organismos implicados, impactos ambientais e reversibilidade. Outros tópicos de discussão foram a ISO 14044/2006, o Tratado de Kyoto, aquecimento global e emissão de CO2.

 

A neurociência na Arquitetura

“Estamos sendo bombardeados por tecnologia, toda a nossa comunicação está sendo mediada pela tecnologia, que também traz problemas de saúde mental. Com ela conseguimos um grande desenvolvimento enquanto sociedade, mas vivemos seus impactos”, argumentou o arquiteto paraibano Oliveira Júnior, convidado para falar sobre “Neuroarquitetura”.

Para ele, que tem currículo com diversos projetos e obras premiadas e publicadas em âmbito nacional e internacional, a sociedade vive em ambientes de muita sofisticação e este é o momento de refletir, de redescobrir valores deixados para trás.

“No mundo moderno, são muitas as condições que geram estresse, como o trânsito, o computador, o conflito entre pessoas, o espaço ambiental. Como esse cérebro reage diante dos condicionantes que o ambiente nos impõe? Esta é uma questão de interesse dos arquitetos”, afirmou.

Na mesma linha de pensamento, palestrou a designer de interiores e lighting designer Renata Jordão, de Maringá. Seu foco foi a “Neuroiluminação aplicada à Arquitetura”, área em que é especialista e autora de livro.

“Não adianta entender a parte técnica, qual luminária uso, qual lâmpada para pé direito, qual perfil para área externa ou o índice de temperatura de cor, mas compreender que a iluminação pode trazer sensações de prazer, de descanso, de aconchego, de concentração e, ainda, diminuir a fadiga”, frisou.

 

Processo Criativo na Arquitetura

Para abordar o tema “Processo Criativo na Arquitetura”, foi convidado o arquiteto Rodrigo Rodrigues, que atuou na Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). Atualmente é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

O profissional defendeu a importância de perceber que “o que eu vejo, você não vê… Cada indivíduo enxerga o mundo do seu ponto de vista, de como chegar à solução ideal ou quase ideal. Embora percebemos o mundo e as coisas ao nosso redor coletivamente, temos nosso universo único. Nossas experiências, capacidades e limitações. E, ainda assim, vivemos em coletividades múltiplas”.

 

Iluminação e hormônios

Para fechar a semana, palestrou a arquiteta Esther Stiller, trazendo a temática “Iluminação Essencial – como usar a luz a favor do seu projeto”. Esther Stiller fundou, em 1973, em São Paulo, o escritório que leva o seu nome.

Ela falou sobre iluminação como veículo de percepção do ambiente desenhado, como se aplica, a complexidade e a essência. Também avaliou a importância de compreender o ser humano na sua integralidade: fisiologia – sentido da visão, conforto visual; psicologia – emoções/expectativas, prazer estético; e consciência – responsabilidade.

Ainda, explanou sobre projetos de iluminação arquitetônica, luminotécnica e como funcionam os nossos hormônios produzidos pelo organismo sob efeito de determinados aspectos da luz artificial e da natural.

Extração de dentes

A clínica odontológica da Unipar, Unidade de Cascavel, está selecionando pacientes para a extração de dentes anteriores e posteriores. Interessados podem entrar em contato com o setor de triagem, pelo telefone (45) 3321-1300.

 

 

Vestibular

O Vestibular 2021 está com inscrições abertas. A Universidade Paranaense oferece opções de cursos nas modalidades presencial, semipresencial e EaD. Este ano, a prova será on-line. Há ainda outras formas de ingresso. Informações, acesse o site www.unipar.br ou ligue (45) 3321-1300.

 

Iniciação Científica

Termina hoje o maior evento anual da Unipar, o 19º Encontro Anual de Iniciação Científica, que traz o tema “Ciência, tecnologia e condição humana: desafios, ações e compromissos”. São mais de 2 mil trabalhos científicos inscritos. Devido à pandemia do novo coronavírus, as apresentações ocorrem por meios digitais.