Cotidiano

Bem visto pela comunidade

O Bairro Coqueiral em Cascavel inclui todo o trecho entre as ruas Presidente Juscelino Kubitschek, ao lado prefeitura, até a Beira Rio, na baixada da Avenida Brasil e está localizado em uma área considerada privilegiada.

Serviços públicos em escola, Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) e posto de saúde são garantidos à população e a infraestrutura que se espera pelas ruas do bairro também é bem vista pelos moradores.

O atual presidente da Associação de Moradores do Bairro Coqueiral, Leocir Luiz Lira, se divide entre o trabalho diário como taxista ao planejamento e debate de projetos futuros em benefício da comunidade.

Embora tenha planos de contribuir ainda mais com o bairro, ele afirma que algumas melhorias já foram feitas, sobretudo, no salão comunitário. “Quando assumi faltavam muitas coisas, mas já conseguimos comprar mesas, cadeiras, pratos e talheres”, afirma.

O espaço é disponível para reunião de interesses de moradores e eventos particulares para cerca de 3.100 famílias dessa região, que contribuem com taxas ao usar o local. “Isso é o que faz a gente conseguir manter o salão comunitário”, afirma Lira. Semanalmente, aulas de zumba também são realizadas no local e proporcionam momentos de lazer e interatividade entre moradores.

Reforma

A expectativa do presidente da associação é de que em breve o salão do comunitário possa receber melhorias. “Solicitamos ajuda da prefeitura para a doação de tintas para pintar o salão, mas não havia recursos, então precisamos promover eventos e almoços para conseguir realizar os serviços”, comenta. Um deles, segundo Lira está programado para o próximo dia 5 quando um almoço será realizado para a venda de macarronada com galeto.

Segurança

Lira afirma que furtos e roubos não preocupam já que o bairro é um lugar bastante seguro, mas revela que pretende seguir com projeto para que o dia a dia das famílias se mantenha tranquilo. “Uma das propostas é implantar o projeto Vizinho Solidário”, cita.

Abandono

Um barracão de responsabilidade da Prefeitura de Cascavel, na Avenida Brasil, cruzamento com a Rua Fagundes Varela, poderia ser melhor aproveitado na opinião do presidente da associação.

“Percebemos que está abandonado com muito mato e entulhos ao redor. Diante da necessidade de alugar tantos imóveis para serviços públicos, este seria um bom espaço para ser reformado e utilizado por algum setor”, afirma.

Patrulhamento

Há quatro anos Gustavo Borgert mora no Coqueiral e nunca se deparou com nenhum problema. Para ele, o bairro tranquilo e há segurança garantida. “Sempre vemos viaturas por aqui fazendo ronda e isso é muito bom para os moradores”.

Barulho

Um dos pioneiros, Selvino Moreira Peres, hoje aposentado gosta do local em que vive, mas tem enfrentando momentos de perturbação principalmente nos fins de semana. “Um estabelecimento na Rua Fagundes Varela, no cruzamento com a Avenida Brasil fica a madrugada inteira com som alto e isso incomoda. Também há muitos motociclistas que percorrem pelo trecho que não respeitam o trânsito e fazem barulho com as motos”, critica o aposentado.