Cotidiano

Bélgica tem recorde de casos de eutanásia

63776302_People wait at the reception of the emergency department of the hos.jpg

RIO – Em 2016, 2.024 pessoas optaram pela eutanásia na Bélgica, um número ligeiramente maior do que o registrado em 2015 (2.021) e o maior desde que o procedimento foi legalizado no país, em 2002. Os dados foram apresentados pela Comissão Federal de Controle e Avaliação sobre a Eutanásia da Bélgica (CFCEE) no parlamento e foram revelados pelo jornal ?La Libre?.

Os números são obtidos a partir da declaração de médicos, que relatam a morte de seus pacientes depois da eutanásia. No entanto, alguns óbitos não são incluídos no levantamento pro terem direito ao sigilo.

Membros da comissão não mostraram surpresa com a alta, indicando também para uma provável estabilização no número de casos nos próximos anos.

?Cada vez mais nos aproximamos de um platô. Isto não é surpreendente. Não há mais objeção ao procedimento. A lei tornou as coisas possíveis e transparentes?, indicou o advogado Gilles Ginecot, membro da comissão, ao ?La Libre?.

Em linhas gerais, no país, a eutanásia é permitida em pacientes que expressem um desejo voluntário, refletido e repetido de passar pelo procedimento, e que, além disso, tenham sido diagnosticados com alguma condição de saúde que gere sofrimento físico ou psicológico irreversíveis.

Uma lei de 2014 permite, inclusive, que menores de idade passem pela eutanásia ? o que aconteceu, pela primeira vez, em setembro de 2016. Um jovem de 17 anos passou pela morte assistida no país, mas não teve sua condição de saúde nem identidade reveladas.

Entre 2003 e 2013, mais de 9 mil pessoas morreram após a eutanásia no país, segundo a CFCEE.