Esportes

Belga nega que vá se submeter à eutanásia logo após a Rio-2016

A belga Marieke Vernoot negou neste sábado que vá se submeter à eutanásia após a Paralimpíada do Rio. Ela ganhou a medalha de prata nos 400m rasos feminino na categoria T51/T52. Uma doença degenerativa incurável faz com que a atleta sinta dores insuportáveis na região.

– A imprensa interpretou errado a eutanásia. Eu já assinei os papéis, mas agora a minha morte está fora de questão. Eu vivo dia a dia. Agora, vou dedicar a minha energia toda à minha família e amigos, o que não pude fazer quando estava treinando. Não vou morrer imediatamente – afirmou Vernoot.

Paralimpíada MATÉRIAS PAPEL 10/09

Por causa da doença, a belga perdeu a capacidade de caminhar aos 14 anos de idade. Em 2007, ela passou a praticar basquete adaptado, e depois passou para o triatlo – natação, ciclismo e corrida. No ano seguinte sua condição piorou e ela foi para o atletismo. Na edição de 2012 dos Jogos Paralímpicos, ela ficou com o ouro nos 100m e prata nos 200m.

– É um sentimento misto. Eu nem sabia se competiria aqui no Rio, a categoria T52 não estava garantida na Paralimpíada até agosto. É maravilhoso estar aqui e ter ganho a medalha de prata.Eu tenho uma doença progressiva, recentemente estava no hospital, muito doente. Há dois dias, tive uma noite péssima. Mas estou muito feliz, foi muito bom ver aquela gente toda no estádio – revelou a atleta.