Cotidiano

Bebê nasce a bordo de navio que resgatava migrantes no Mediterrâneo

MSF175065 (High res).jpgROMA – Enquanto socorristas sofrem com naufrágios de migrantes no Mediterrâneo, um bebê nasceu a bordo de um navio de resgate da ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) que ia em direção à Itália nesta segunda-feira. Saudável, o filho de nigerianos foi nomeado Newman Otas.

Os pais, Otas e Faith, e os irmãos mais velhos, Victory (7 anos) e Rollres (5 anos), foram resgatados de um bote de borracha superlotado 24 horas antes, no meio do mar. A bordo do navio Aquarius, havia 11 crianças com menos de 5 anos de idade e quatro bebês com menos de um ano de idade.

? Eu estava extremamente estressada dentro do bote de borracha, sentada no chão com outras mulheres e crianças, em pânico com a ideia de entrar em trabalho de parto. Eu podia sentir meu bebê se mexendo, ele se movia para baixo e voltava. Eu estava sentindo contrações por três dias ? disse Faith, a mãe.

MSF175066 (High res).jpg

Atualmente, 392 pessoas estão a bordo do Aquarius, depois que dois botes de borracha foram socorridos e de o navio receber uma transferência de pessoas resgatadas por outra embarcação. Do total de resgatados, 155 têm menos de 18 anos de idade, das quais 141 estão viajando sozinhos.

Segundo a responsável pelo parto, a obstetra de MSF Jonquil Nicholl, o nascimento foi “bem tranquilo em meio a condições perigosamente atípicas”.

? Sinto horror só de pensar o que poderia ter acontecido se esse bebê tivesse nascido 24 horas antes, naquele bote de borracha sem condição alguma de navegar, com combustível derramado no lugar onde as mulheres estavam sentadas, as pessoas amontoadas e sem espaço para se mover, à mercê do mar. E 48 horas antes, eles estavam em uma praia na Líbia, sem saber o que os aguardava pela frente. Como isso ainda pode acontecer em 2016? Essas famílias, pessoas vulneráveis, gestantes, bebês pequenos e aqueles que ainda vão nascer são forçados a arriscar suas vidas no Mediterrâneo quando deveriam estar recebendo assistência e proteção.