Cotidiano

Bebê iraniana é impedida de fazer cirurgia por conta de decreto de Trump

170203024856-trump-travel-ban-on-iranian-baby-heart-surgery-image-1-exlarge-169.jpg

PORTLAND ? Fatameh, uma bebê iraniana com graves problemas cardíacos, foi impedida de entrar nos Estados Unidos para realizar uma cirurgia. Ela é uma das milhares de pessoas impedidas de entrar no país após ordem executiva do presidente americano Donald Trump, que proíbe a entrada de cidadãos de sete países de maioria islâmica.

Segundo a rede de notícias americana CNN, a família chegou a pegar um voo até Dubai, mas não pôde continuar o trajeto até Portland, no Oregon. Eles tiveram de embarcar até Teerã, e receberam a recomendação de tentar tirar um novo visto daqui 90 dias.

Porém, Fatameh já tinha uma consulta marcada para domingo com médicos nos EUA, onde eles analisariam o caso dela. Samad Teghizadeh, tio da menina e cidadão americano, teme que ela não sobreviva até que consiga outro visto.

Autoridades estaduais e federais americanas se manifestaram sobre o caso, e tentam encontrar uma maneira de contornar a medida de Trump. A proibição de 90 dias se aplica a cidadãos do Irã, Iraque, Líbia, Sudão, Iêmen, Síria e Somália.

Uma das possibilidades para solucionar a questão é aceitar a entrada de Fatameh como ajuda humanitária, mas o processo ainda pode demorar mais de um mês para ser finalizado. Kate Brown, governadora do estado do Oregon, falou publicamente sobre a situação.

? Acho deplorável que uma criança que deveria vir ao Oregon receber tratamento médico não possa fazê-lo ? disse a política, que já entrou em contato com a família de Fatameh oferecendo ajuda.

Outro que já demonstrou seu apoio é o senador democrata do Oregon, Jeff Merkley, que tenta mediar uma negociação com o departamento de imigração.

Médicos da Europa e Canadá também já responderam a pedidos de ajuda da família. O caso da bebê é bastante complicado, segundo um advogado que falou com a CNN. Ela tem um defeito no septo ventricular, um orifício entre as câmaras inferiores do coração. Além disso, também tem um defeito do septo atrial.

De acordo cmo a CNN, serão necessárias ao menos duas cirurgias para o tratamento cardíaco de Fatameh. Além do tio, os avó maternos da garota são cidadãos americanos.