Cotidiano

Bebê de quase 6 quilos nasce no HU

No último dia 19, um fato inédito ocorreu no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. A recém-nascida Gabrielly Ferreira nasceu com 5.720 quilos e 54 centímetros e já veio ao mundo batendo recordes. Isso porque, segundo a direção do hospital, ela é a maior bebê nascida na unidade em 27 anos.

Entre a equipe médica, a surpresa foi grande. “Eu achei normal, mas as enfermeiras disseram que nunca viram nada parecido”, diz a mãe Maira Cristina Trevisan, que engordou apenas 11 quilos durante toda a gestação.

Ela conta ainda que a criança está internada na UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) devido a uma cardiopatia. Maira explica que por conta do peso de Gabrielly, seu coração desenvolveu além do normal. “Minha filha está se recuperando. Os médicos dizem que isso vai trazer alguma consequência, mas nada sério. Só teremos de fazer acompanhamento [médico] por um período”.

A previsão é de que até o fim da semana mãe e filha estejam em casa. “Ela está tomando antibióticos e até quarta-feira (27), se tudo correr bem, este tratamento acaba, os médicos refazem os exames e se tudo estiver certo vamos para casa”, relata.

6 meses e 1,9 quilos

Gabrielly já dava sinais de que seria um bebê bem grandinho aos seis meses. A mãe conta que na ultrassonografia da 24ª semana da gestação, sua filha já pesava 1,9 quilos. “Tive uma gravidez muito tranquila, sem problemas sérios, não engordei muito, tudo bem parecido com as duas gestações anteriores”, lembra Maira.

Nesse período da gravidez, normalmente um feto pesa em torno de 600 gramas. É também o momento em que ele começa a ocupar mais espaço dentro do útero a mulher e quando seu cérebro começa a se desenvolver.