Cotidiano

BCE restabelece acesso da Grécia a operações baratas de financiamento

ecsImgBCE-6429620751953385157 (2).jpg

FRANKFURT – O Banco Central Europeu restabeleceu, nesta quarta-feira, o acesso dos bancos gregos às operações baratas de financiamento da instituição, permitindo que os bancos deixem as modalidades caras que vinham usando há mais de um ano. O acesso ao mecanismo regular o BCE foi interrompido no começo de 2015, quando Atenas ficou perto de deixar a zona do euro. A autarquia afirmou que analisará se acrescentará a dívida grega à uma lista de possíveis ativos para comprar.

BCE_2206A medida representa um grande passo para normalizar a economia grega ainda em recessão, sob o peso de controles de capital e ajustes relativos ao terceiro resgate financeiro da Grécia desde 2010, acordo no ano passado no valor de até ? 86 bilhões (US $ 97 bilhões).

O BCE afirmou que ?reconhece o comprometimento do governo grego na implementação do programa de ajuste macroeconômico do Mecanismo de Estabilidade Europeia (ESM, na sigla em inglês) e, portanto, espera contínua conformidade com sua condicão?.

Após retirar o país da beira do colapso econômico, o primeiro-ministro Alexis Tsipras adotou uma série de medidas de austeridade, que incluem a reforma do sistema previdenciário e a privatização de ativos estatais, como portos e aeroportos regionais.

A recessão econômica grega reduziu o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) em mais de um quarto desde seu ápice em 2007. A taxa de desemprego no país está em torno de 25%.

A nota de crédito do país está em grau especulativo pelas agências de classificação de risco, mas o Conselho do BCE dispensou a exigência de um rating mínimo para permitir que os bancos postem dívida garantida pelo governo como garantia em troca pelo financiamento normal.

O BCE afirmou que o Conselho ?avaliará em estágio posterior? a possível compra de títulos governamentais da Grécia, levando em conta o progresso feito para a sustentabilidade da dívida e outras considerações de administração de risco.

?O restabelecimento da isenção para ativos gregos pelo BCE poderia beneficiar receita líquida de juros dos principais bancos gregos em até cerca de ? 80 milhões?, disse a corretora grega Euroxx. ?Isso, em nossa visão, será essencial para a redução dos custos de financiamento dos bancos gregos, que, junto ao alívio gradual do controle de capitais, também deve ajudar o retorno de depósitos no sistema?.