Cotidiano

BCE rejeita dar prazo para aumento de capital ao Monte dei Paschi

307593862_1-5.jpg

ROMA – O Banco Central Europeu (BCE) rejeitou esta sexta-feira o pedido apresentado pelo banco italiano Monte Paschi di Siena (BMPS) para obter um prazo para o aumento de capital estimado em ? 5 bilhões, passo necessário para seu plano de resgate financeiro, informou a imprensa italiana. O governo italiano está perto de finalizar o plano de resgate estatal para o banco Monte dei Paschi di Siena, uma solução que provavelmente causará perdas aos acionistas e detentores de títulos da instituição financeira, segundo fontes do governo italiano.

italia_0912

Uma autoridade do governo disse, sob condição de anonimato já que o decreto de lei ainda não foi enviado ao gabinete, que os donos de títulos serão afetados pela medida do Estado. O plano de ajuda estatal do Monte dei Paschi contava com o apoio do primeiro-ministro Matteo Renzi, que renunciou oficialmente na quarta-feira em função da derrota sofrida no referendo sobre sua reforma constitucional.

O banco havia solicitado uma extensão do prazo, previsto para o fim deste ano, para 20 de janeiro ?devido ao contexto de referência alterado?, segundo comunicado divulgado na quarta-feira. Um adiamento poderia conferir à instituição mais tempo para encontrar investidores enquanto o governo se reorganiza após a renúncia de Renzi.

A rejeição do pedido evidencia a atual instabilidade do governo italiano e levanta questões em torno do tipo de ajuda estatal que poderia ser oferecida ao Monte dei Paschi. O CEO do banco, Marco Morelli, e o presidente do Conselho de Administração, Alessandro Falciai, se reuniram com o Tesouro Italiano em Roma nesta sexta-feira, disse uma autoridade do governo que pediu para não ser identificada diante da confidencialidade da negociação. O gabiente italiano provavelmente se reunirá durante o fim de semana para aprovar o decreto de lei que garantirá apoio ao banco, informou o jornal ?La Repubblica?.

O BCE pediu que o Monte dei Paschi preparasse um plano para melhorar a qualidade de seu capital até o fim deste ano após o banco se mostrar como a instituição financeira mais vulnerável em testes de estresse europeus em julho.

O BMPS e o BCE se negaram a fazer comentários. O BMPS é o banco mais antigo do mundo. Foi fundado em 1472 e é o elo mais frágil do sistema financeiro bancário italiano e isso preocupa os mercados.