Cotidiano

BCE pode ser obrigado a ajustar política de compra de bônus

2016 924025095-201607172336589145_RTS.jpg_20160717.jpgLONDRES – O Banco Central Europeu (BCE) se reúne esta semana para combater a rápida queda dos rendimentos dos bônus, o que bota mais pressão sobre o banco para fazer frente à escassez de bônus para seu programa de estímulo de ? 1,7 bilhão.

Aproximadamente 55% dos bônus alemães que aparecem na lista de compras do BCE são inelegíveis ao programa, já que rendem menos que a taxa de depósito, de acordo com o gestor suíço de fundos Pictet. Em 2 de junho, data da última reunião do banco esses títulos eram 38% do total.

A decisão britânica de abandonar a União Europeia (UE), que representa um potencial golpe para o crescimento mundial, acelerou a queda dos rendimento dos títulos em todo o mundo e coloca os bancos centrais na obrigação de dar suporte a suas economias diante do Brexit.

A maioria dos analistas não espera que o BCE flexibilize sua política monetária na reunião desta quinta-feira, para eles, o banco esperaria até setembro, quando será anunciado o próximo quadro de previsões econômicas da instituição.

Para os mercados, as probabilidades de uma redução de 10 pontos básicos nos juros esta semana é de 20%, após a decisão do BC da Inglaterra ? de manter inalterada suas taxas de juros na primeira reunião depois do Brexit ? diminuir as expectativas de medidas iminentes por parte do BCE.

LIMITES PARA BÔNUS PODERIAM SER RETIRADOS

Ainda assim, prevê-se que o BCE mantenha um tom flexível e até que ele possa modificar os parâmetros de seu programa de compras de títulos para fazer frente ao problema de escassez em países como Irlanda e Portugal, além da Alemanha, o emissor de referência da zona do euro e onde é comprada a maior parte dos títulos.

?Provavelmente o BCE não acrescente mais estímulos monetários esta semana, mas, sem dúvida, poderia fazer ajustes porque agora há uma situação de maior pressão para fazer frente à escassez de bônus?, disse Rainer Guntermann, estrategista do Commerzbank.

A menos que o BCE afrouxe suas próprias restrições, ele poderia ficar sem títulos para comprar em questão de meses, de acordo com algumas estimativas de bancos.

Entre as opções de pontos a serem mudados, a instituição poderia suprimir a norma que impede a compra de dívida com um rendimento inferior à taxa de depósito ? que se encontra em -0,40%.

O BCE também poderia eliminar a norma que o impede de comprar mais de 33% de qualquer bônus, sempre que não tenha uma Cláusula de Ação Coletiva (CAC), caso em que o limite estabelecido é de 25%.