Cotidiano

BC vai monitorar exclusão financeira social

2016 905363770-2015 876471444-servidor.jpg_20151226.jpg_20160426.jpgBRASÍLIA – O Banco Central anunciou nesta segunda-feira que firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para monitorar a situação da exclusão financeira dos grupos de brasileiros mais pobres. O diagnóstico sobre como estão as dificuldades para a utilização de serviços e produtos financeiros será feito através de dados disponíveis no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Para o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney Ferreira, o cruzamento das informações permitirá que os agentes públicos avaliem como estão os instrumentos de acesso ao suporte financeiro classificado como suficiente para uma vida social adequada.

? O cruzamento das informações obtidas a partir desse cadastro com outras bases existentes no Banco Central permitirá que avaliemos, por exemplo, o processo de exclusão financeira da população e o benefício que o acesso a instrumentos financeiros traz ao cidadão ? declarou.

Segundo Ferreira, esse monitoramento deve mostrar como está a efetividade dos programas de educação financeira espalhados pelo país.

? Outra frente de trabalho é a possibilidade de avaliação dos efeitos de ações de programas de educação financeira, que são importantes para o uso consciente dos serviços financeiros ? disse.

Segundo dados do governo federal, o Cadastro Único tem no banco de dados mais de 27,2 milhões de famílias inscritas, representando 79,2 milhões de pessoas. O CadÚnico funciona como porta de entrada para mais de 20 programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 440,00) estão aptas a se inscrever no cadastro.

*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira