Cotidiano

BC inglês injeta 3,1 bilhões de libras no sistema bancário do Reino Unido

LONDRES – O Banco da Inglaterra injetou 3,1 bilhões de libras no sistema bancário do Reino Unido nesta terça-feira. Três leilões especiais, nos quais os BC inglês disponibilizou fundos extras para os bancos, estavam programados para datas próximas do referendo para escorar o sistema financeiro.

O montante liberado desta terça representa o último dos leilões extras anunciados pela instituição em março deste ano. Credores já tomaram mais de 9 bilhões de libras do BC em junho. O financiamento especial foi descrito pela autarquia como ?medida de precaução? para fazer com que os bancos tenham o dinheiro necessário para lidar com qualquer turbulência causada pela saída do país da União Europeia, definida no referendo na última quinta-feira.

O Banco da Inglaterra distribuiu os 3 bilhões de libras mas recebeu ofertas totalizando 6,3 bilhões de libras. No primeiro leilão, no início desse mês, foram disponibilizados 2,5 bilhões de libras em crédito e, em seguida, 317 milhões de libras no segundo evento.

O presidente do BC da Inglaterra, Mark Carney, um dos primeiros a se manifestar após a decisão popular, declarou na sexta-feira passada que a entidade está pronta para injetar 250 bilhões de libras adicionais através dos mecanismos possíveis. Ele destacou, a fim de tranquilizar investidores, que o Reino Unido está ?bem preparado? para deixar o bloco econômico.

A incerteza em torno do Brexit retirou o montante recorde de US$ 3 trilhões em dois dias de sessões no mercado internacional, segundo dados do Índice Dow Jones Standard & Poor?s. A libra atingiu seu menor valor frente ao dólar em três décadas com o resultado do referendo.

No entanto, nesta terça-feira, a pressão recuou e o índice FTSE 100, principal da Bolsa de Londres, fechou em alta de 6.140,39 pontos.