Cotidiano

BC está pronto para intervir nas startups financeiras se necessário, diz relatório

BRASÍLIA – O Banco Central anunciou nesta quinta-feira que está preparado para intervir num novo mercado: as startups financeiras. No relatório de estabilidade financeira, a autoridade monetária afirmou que, caso se identifique a necessidade de ?intervenção regulatória?, estará pronta para adotar ?tempestivamente? as medidas necessárias para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamentos Brasileiro e do mercado de câmbio.

Num capítulo novo dedicado exclusivamente ao tema, o BC diz que encoraja o desenvolvimento dessas novas tecnologias no mercado financeiro, pois isso pode estimular a concorrência, o que impacta a eficiência e possibilita a oferta de produtos a preços menores aos clientes e um alcance de maior parcela da população.

Por outro lado, o BC diz estar ?vigilante? em relação à introdução de inovações na medida em que elas possam ter consequências sobre a solidez do sistema financeiro.

?Novas formas de prestação de serviços implicam a necessidade de métodos atualizados de acompanhamento de seu emprego e de um marco regulatório tempestivamente aprimorado, de forma a garantir o regular funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e das infraestruturas do mercado financeiro?, afirma o Banco Central.