Cotidiano

BC da Turquia vai oferecer liquidez sem limites a bancos

2016 923971049-201607171407089898_AP.jpg_20160717.jpgISTAMBUL – O Banco Central da Turquia disse neste domingo que irá tomar todas as precauções para proteger a estabilidade financeira, em um movimento para acalmar os investidores após a fracassada tentativa de golpe na noite de sexta-feira noite.

“O Banco Central irá fornecer a liquidez necessária aos bancos sem limites?, disse a instituição em seu site.

turquia1707O Banco Central disse que a taxa de liquidez intradia fornecida aos bancos será zero, e que vai acompanhar de perto as oscilações do mercado. A declaração veio depois que o vice-premier, Mehmet Simsek, escreveu em sua conta no Twitter neste domingo que os fundamentos macroeconômicos do país são fortes e que o governo está tomando todas as precauções.

?Deliberamos sobre todas as medidas necessárias. Estamos no nosso dever. Sem motivo para preocupação?, tuitou Simsek, acrescentando que vai realizar uma teleconferência com investidores internacionais neste domingo. ?Nosso país está se normalizando rapidamente após a tentativa de golpe repelida por nossa nação?.

Depois que cenas caóticas nas ruas de Istambul e Ancara foram transmitidas em todo o mundo na sexta-feira, a lira fechou 4,8% menor em relação ao dólar ? a maior queda em um dia desde 2008 ?, uma ameaça para um país que precisa regularmente atrair capital estrangeiro para sustentar os gastos com importações. A reabertura dos mercados na segunda-feira será o primeiro teste de confiança dos investidores.

Mas a tentativa de golpe não deve afetar mercados externos. Neste domingo, a maioria dos índices de ações do Golfo cresceu. A Almarai, maior fabricante alimentos processados na região, registrou alta de 2,3%, uma vez que registou lucro do segundo trimestre.

Multinacionais com negócios na Turquia usaram o fim de semana para revisar planos de equipe e de contingência, embora não tenha havido relatos de repatriação de funcionários ou grandes mudanças neste domingo.