Cotidiano

BC da Inglaterra vai manter sebo em cédulas de £ 5 e £ 10 apesar de pressão de vegetarianos

RIO – O Banco da Inglaterra (banco central inglês) anunciou nesta quarta-feira que vai manter a produção das cédulas de £ 5 e £ 10 com traços de gordura animal, apesar das críticas de vegetarianos e veganos. Em nota oficial publicada em seu site, a autoridade monetária destacou as preocupações com as novas notas, ressaltou que não tinha conhecimento anterior da presença desses itens, mas afirmou que concluiu que seria ?apropriado? manter as notas de £ 5 em circulação e seguir no projeto de lançamento das notas de £ 10 no mês de setembro deste ano.

O projeto das notas de £ 20, no entanto, que é previsto para 2020, vai ser avaliado com atenção para o uso do material. As novas notas começaram a circular em setembro do ano passado e são produzidas em polímero e levam, na composição, um tipo de sebo, forma processada de gordura animal, que também é usada em velas e sabões. O sebo pode ser extraído de carne de vaca, de carneiro ou porco. Antes, as notas eram produzidas em papel feito a partir de algodão. Cédulas de polímero já são usadas na Austrália, na Escócia e no Canadá.

As cédulas, no entanto, despertaram a ira de vegetarianos e veganos por causa do uso do sebo. As novas notas são 15% menores e consideradas mais limpas e duráveis ? devem aguentar ao menos cinco anos de uso, conforme o Banco da Inglaterra, que investiu £ 70 milhões o projeto.

Na nota, o banco apontou que ?não tinha conhecimento da presença de produtos derivados de animais quando assinou o contrato com o fornecedor para as notas de £ 5 e £ 10? e que quando descobriu a presença desses itens ?o primeiro passo foi alertar o público e desde então vem lidando com as preocupações levantadas pelos membros do público com a maior seriedade?. Segundo o banco, foram procurados diversos grupos envolvidos com o tema.

Só que a quantidade de sebo usado é ?extremamente pequena? e que considerou ?apropriado? o uso das cédulas, lembrando que o processo de produção de cédulas é complicado e exige uma série de etapas para garantir a segurança e a qualidade das notas. Ainda assim, diz que vai continuar avaliando o uso do sebo, especialmente no projeto das notas de £ 20, previsto para 2020.