Esportes

BBC pede desculpas após comentário homofóbico de comentarista

paul.jpgRIO ? A rede britânica BBC foi obrigada a se desculpar depois que um comentarista da Olimpíada do Rio foi acusado nas redes de homofobia. Os internautas condenaram a atitude de Paul Hand durante a brincadeira do “kiss cam” ? uma iniciativa de interação com o público das arenas, em que as câmeras focam um casal sentado lado a lado e pedem que ele se beije.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Em um dos intervalos do jogo entre a britânica Johanna Konta e a russa Svetlana Kuznetsova, pela simples do tênis olímpico, a câmera se movia pelo Centro Olímpico do Tênis. O apresentador então se animou e fez coro para que os filmados se beijassem. Mas foi além nas observações.

“Vamos torcer para que eles não foquem em dois homens sentados juntos”, falou em dado momento.

Os usuários do Twitter logo criticaram o comentário de Hand e o acusaram de “homofobia casual”. “Todo dia tem homofobia de um comentarista. Espero que a BBC se pronuncie”, escreveu um internauta.

Dito e feito: diante da repercussão, um porta-voz da BBC condenou o “mau julgamento” das palavras do apresentador e ressaltou que a rede pedia desculpas aos que foram ofendidos por ele.

“Comentarista da BBC: ‘Vamos torcer para não ver dois homens! Não. Vamos torcer para ver! #Homofobia”, rebateu no microblog outro usuário.

Mas o episódio não é um caso isolado no Rio-2016. Atletas LGBT já reclamaram que foram alvos de cantos homofóbicos por parte da torcida. As jogadores de futebol, por exemplo, relataram ouvir insultos como “bicha” das arquibancadas. Na competição, há mais de 40 esportistas gays.

Enquanto isso, na ponta da inclusão, os Jogos do Rio trazem as primeiras lésbicas casadas a competirem juntas em Olimpíadas. Casadas há três anos, as britânicas do hóquei de grama Kate e Helen Richardson-Walsh começaram a namorar em Pequim-2008 e foram bronze em Londres-2012.

No mesmo sentido, outra primeira no Rio: duas lésbicas fez história ao se tornar o primeiro casal do mesmo sexo a firmar noivado durante as Olimpíadas. A jogadora de rúgbi Isadora Cerullo foi pedida em casamento pela namorada Marjorie Enya, voluntária dos Jogos.

? Queria mostrar que o amor vence ? disse Marjorie.