Cotidiano

BB vai liberar R$ 1 bi à agroenergia no Oeste

O Banco do Brasil deve investir nos próximos anos até R$ 1 bilhão no Oeste em linhas de financiamento voltadas à produção de energia a partir da biomassa. O Programa Agro Energia foi lançado quinta em uma solenidade na Itaipu em Foz do Iguaçu. Voltado, na região, ao biogás, o programa conta com a parceria da Itaipu e Centro Internacional de Energias Renováveis.

“Já existe na região um elo produtivo identificado e mapeado. O trabalho que a Itaipu e o CBIogás vêm fazendo facilita nosso acesso aos produtores de forma mais organizada”, resume o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa. Em abril, o mesmo programa, mas voltado especificamente aos projetos fotovoltaicos, já havia sido lançado em Rio Verde (GO).

As linhas de crédito serão usadas para a instalação dos biodigestores, compra dos geradores e integração da propriedade agrícola à rede elétrica. Os juros subsidiados variam de 2,5% a 8,5% ao ano, dependendo do tamanho da propriedade. Estima-se que o retorno do investimento aconteça em no máximo cinco anos. O valor investido na região vai depender dos projetos que chegarem ao Banco do Brasil. Durante a solenidade, a Cooperativa LAR assinou um memorando de intenções para levar o financiamento do Banco do Brasil aos seus associados. O CBIogás e a Itaipu Binacional também assinaram o documento.