Esportes

Bayern é pego de surpresa com aposentadoria de Lahm

64781687_FILES This file photo taken on February 07 2017 shows Bayern Munich.jpg

Em comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, o Bayern de Munique se mostrou surpreso com a aposentadoria de Philipp Lahm. O lateral-direito de 33 anos, que passou a atuar também como volante e até meia após a passagem de Pep Guardiola, anunciou na terça que vai pendurar as chuteiras ao fim desta temporada.

O comunicado do Bayern, assinado pelo presidente Karl-Heinz Rummenigge, diz que o clube conversava com Lahm sobre um futuro cargo de diretor de futebol. No entanto, segundo Rummenigge, o lateral-direito comunicou ao fim da última semana que não só declinava a proposta como desejava antecipar o fim de seu contrato, que iria até junho de 2018.

O presidente do Bayern também não gostou muito do anúncio da aposentadoria ter sido feito unilateralmente por Lahm. ?O Bayern está surpreso com a postura de Philipp Lahm (…). Até ontem, assumíamos que haveria um anúncio conjunto desta decisão?, diz a nota.

Revelado no próprio Bayern, Lahm fez sua estreia no time profissional em 2002 e totaliza mais de 500 partidas pelo clube. Conquistou sete títulos do Campeonato Alemão e uma Liga dos Campeões da Europa. Na terça, Lahm declarou que vinha cogitando a aposentadoria por mais de um ano:

? Consigo manter meu estilo de liderança, dando meu máximo por dia, até o fim da temporada. Mas não além disso ? explicou.

Embora tenha se mostrado surpreso com a conduta do jogador, o Bayern frisou em seu comunicado que Lahm ?foi um jogador importante por mais de uma década?, e frisou que deixa as portas abertas para o jogador retornar no futuro. Além de ter participado de conquistas importantes do Bayern, o lateral-direito foi o capitão da seleção da Alemanha no título da Copa do Mundo de 2014.