Cotidiano

Baterias são encontradas em coelhinhos de chocolate na Inglaterra

coelho de chocolate.jpgRIO ? Milhares de coelhinhos de chocolate para a Páscoa estão sendo recolhidos do mercado na Inglaterra. De acordo com reportagem publicada pelo site do Daily Mail, o recall foi anunciado pela empresa Co-op depois que uma pequena bateria, daquelas que parecem um botão, foi encontrada dentro da cavidade oca de uma das figuras, em Nottingham. Pouco mais de 3.000 figuras do coelhinho da Páscoa, cujo preço é de £ 1, foram vendidas em todo o país. Pouco antes do Natal, a companhia foi obrigada a anunciar um recall de bonecos de Papai Noel de chocolate após dois incidentes semelhantes.

A Agência Nacional de Crime, que trata de incidentes de adulteração de alimentos, e as forças policiais estão ajudando com a investigação para confirmar se este é ou não um caso de sabotagem. A Food Standards Agency foi notificada e se prontificou a colaborar para o esclarecimento do caso. A descoberta deste último caso sugere uma tentativa deliberada de prejudicar as vendas e reputação da empresa, além de causar graves danos às crianças. Este tipo de bateria é capaz de causar um sofrimento horrível, lesões e até mesmo a morte se forem engolidas por uma criança, pois contém produtos químicos que podem queimar a mucosa delicada da garganta e do estômago.

Um porta-voz da Co-op afirmou que a saúde e a segurança de seus clientes é primordial:

“Estamos preocupados com um possível incidente de manipulação de produtos envolvendo o nosso coelho de chocolate, em cujo interior foi encontrada uma pequena bateria. Isto segue um incidente semelhante ocorrido no Natal em que dois produtos similares foram alvejados e contaminados. Como medida de precaução, iniciamos a retirada desses produtos dos pontos de venda no Reino Unido”, diz a empresa através de um comunicado, ressaltando que os clientes que tiverem adquirido o produto não devem comê-lo, mas levá-lo de volta à loja para receber o reembolso do valor.

De acordo com o Daily Mail, tentativas simimalres de contaminação de alimentos no passado foram ligadas a criminosos que tentam extorquir dinheiro de determinadas marcas ou supermercados. Uma outra possibilidade investigada pela polícia é de que trata-se de uma tentativa de vinganda por parte de algum funcionário ou clientes descontente.

O London’s Great Ormond Street Hospital registrou, no ano passado, um aumento significativo dos casos de crianças que engoliram pilhas ou baterias. Hoje, o hospital recebe um caso deste por semana.

papai noel choco.jpgA cirurgiã neonatal e pediátrica Kate Cross afirma que este tipo de bateria deve ser tratada como veneno e mantida foram do alcance das crianças:

“Se a bateria fica envolta na mucosa do esôfago, cria um circuito elétrico e a bateria simplesmente começa a funcionar, liberando um álcali similar à soda cáustica, que pode perfurar a parede do órgão e chegar até a traqueia. Se a bateria encontrar um caminho diferente, pode atingir a aorta, nosso principal vaso sanguíneo. Tivemos um caso na Grã-Bretanha que a criança sangrou até a morte”, esclareceu a médica.

Em outubro passado, foi noticiado o caso de Francesca Asan, de dois anos de idade, moradora de Basingstoke, que morre após engolir uma bateria-botão. A peça ficou alojada na garganta da menina, corroendo-a e causando um grave sangramento. O pai de Francesca levou-a duas vezes ao médico, que acharam que o problema estava sendo causado por um inseto ou intoxicação alimentar. Em abril de 2015, na Irlanda do Norte, uma menina de três anos teve um dano permanente na garganta depois de engolir uma bateria de relógio, que ficou presa no tubo digestivo. A menina ficou doente e passou a recusar qualquer tipo de comida. Cinco dias depois, um exame de Raio X mostrou que a bateria perfurou o esôfago e a traqueia da menina. Ela passou por um tratamento de nove meses no Great Ormond Street Hospital e ainda requer cuidados.